31º Cosems RS seleciona projeto articulado com PIM de Minas do Leão

Imagem: 31º Congresso do COSEMS/RS

A partir dos objetivos de orientar gestantes sobre a importância da atenção nos primeiros meses de vida dos bebês e reduzir os índices de mortalidade infantil no município de Minas do Leão, surgiu o projeto “Bem Me Quer”, uma das iniciativas selecionadas para a mostra de experiências do 31º Congresso do COSEMS/RS – Uma Só Saúde, que abre espaço para a exposição de experiências exitosas em saúde pública no Rio Grande do Sul. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de abril em Bento Gonçalves e selecionou 114 trabalhos para serem apresentados.

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e articulado com o Primeira Infância Melhor (PIM) de Minas do Leão, o projeto “Bem Me Quer” proporciona atividades lúdicas e recreativas, fornece informações sobre o desenvolvimento infantil e orientações que visam reduzir o índice de mortalidade infantil. Além das gestantes, outro público alvo são crianças até os dois anos de idade.

A equipe que constitui o projeto é multidisciplinar e composta por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, visitadores do PIM, assistentes sociais e educadores, profissionais que se encontram a cada quinze dias para planejar uma assistência humanizada e educativa que busca restabelecer os vínculos entre mãe e bebê. Além da Secretaria Municipal da Saúde, a ação é desenvolvida com apoio das Secretarias da Educação, Assistência Social, Obras e Transportes.

O objetivo principal da mostra de experiências do 31º Congresso do COSEMS/RS é promover ações criativas, inovadoras e bem sucedidas que façam a diferença no atendimento e acolhimento da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). O Congresso também possibilita trocas de ideias e compartilhamento de informações, atuando como uma grande rede multiplicadora de conceitos aplicáveis em diferentes localidades e realidades, contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública no Rio Grande do Sul. O evento é voltado para Secretarias Municipais de Saúde, assessores técnicos das equipes de gestão dos municípios e todos os profissionais das áreas técnicas e administrativas de saúde.

Em 2018, 22 experiências foram premiadas no 30º Congresso do COSEMS/RS, realizado em Gramado. Entre essas, sete foram reconhecidas nacionalmente no 34º Congresso Nacional do CONASEMS, que ocorreu em Belém, no Pará.

Este ano, o PIM/PCF do Rio Grande também teve projeto aprovado no
31º Congresso Cosems/RS.