Ação concreta do PIM de Serafina Corrêa em apoio às crianças

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) está em funcionamento em Serafina Corrêa desde 2017, para apoiar famílias com crianças de zero a três anos. O PIM quer promover seu desenvolvimento integral, ou seja, quer dar a elas uma infância na qual sejam amadas, protegidas do perigo, saudáveis, educadas e capazes de desenvolver seu potencial. O ambiente onde vivem e brincam diariamente é muito importante para a saúde, desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Na tarde da quinta-feira, 04 de fevereiro, aconteceu um importante encontro com os moradores do Residencial da Granja, proximidades do Camping Carreiro, onde foram abordados diversos assuntos relacionados vivência diária dos que ali residem. Representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social participaram do encontro.

“Uma meta importante é organizar a coleta, a separação e o destino correto do lixo” – falou a Bióloga Denise, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela sugeriu que o lixo orgânico pode ter seu destino final em “composteiras” organizadas nas proximidades das residências e que o lixo seco seja encaminhado a reciclagem ou pelo coletador que costuma passar por lá periodicamente e ou levado até a estrada onde o caminhão da coleta passa recolher.

“Temos desafios a vencer” – falou o Sr. Emilson, Administrador da Granja, que esteve presente na reunião, dando seu apoio a proposta de melhoria do entorno das residências das famílias paraguaias que trabalham na Granja.

Também está estabelecida a meta de organizar um local próximo as residências para as crianças brincarem, sempre observados pela Dona Paulina. O Trabalho de terraplenagem deve ser executado pela Secretaria de Obras.

A Secretária de Assistência Social, Selma Fávero Fincato, colocou à disposição dos moradores o trabalho da Assistência Social, informando sobre programas mantidos pelo município. A secretária de Saúde, Salete Cadore, destacou a importância da atenção integral às crianças e o papel do visitador do PIM, Volmar, que semanalmente visita as crianças da comunidade. Graças ao seu trabalho essa ação está sendo possível. Ainda estiveram presentes a Coordenadora da Saúde, Lucimar Zarpelon e Paulo Spanevello que atua no Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa