Campanha Criança é Prioridade recebe apoio do CEDICA-RS

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul (CEDICA-RS) está apoiando a campanha Criança é Prioridade em 2020, promovida pela Rede Nacional Primeira Infância. 

A ação do Conselho tem base em sua missão de formular, garantir e zelar pelas política públicas em defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes do estado. A manifestação do apoio consta na resolução nº 239 de 29 de outubro de 2020, que recomenda o apoio à Campanha Criança é Prioridade, considerando a relevância da carta compromisso que compõe o movimento.

Conforme consta na resolução, o CEDICA-RS deverá orientar aos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no Rio Grande do Sul, a discussão e a mobilização de candidatas e candidatos aos pleitos municipais. 

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – foro que articula cerca de 260 organizações que se dedicam à defesa e à promoção dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade – é quem promove a campanha “Criança é Prioridade”. A ação tem o objetivo de convocar, nestas eleições, candidatas e candidatos aos governos municipais para que assumam compromisso público pelos direitos das crianças na primeira infância. A meta é colocá-las como prioridade em  seus planos de governo, e se eleitos, implementar o Marco Legal da Primeira Infância (Lei federal no 13.257/2016) na gestão do município. 

No Rio Grande do Sul, o Primeira Infância Melhor (PIM), política pública da Secretaria Estadual da Saúde desde 2003, é o articulador da campanha com o apoio da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil, ONG Prematuridade, ONG Cirandar e demais parceiros locais.

Para saber mais da campanha “Criança é Prioridade”, que é um movimento apartidário em que todos os partidos e candidatos(as) estão sendo contatados igualitariamente, acesse o site: http://primeirainfancia.org.br/campanha-eleicoes-2020/