Criança Feliz em Ação traz materiais para visitadores e famílias

O Ministério da Cidadania, em cooperação com a Fundação Bernard Van Leer e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançou o Criança Feliz em Ação, iniciativa que produziu uma série de vídeos, áudios, imagens e textos visando o fortalecimento do trabalho dos visitadores do Programa Criança Feliz junto às famílias que acompanham.

As imagens e os textos devem ser enviados via WhatsApp ou SMS e, se achar necessário, o visitador deve conversar depois com as famílias para saber o que acharam do material e para acrescentar as informações que julgar importantes.

Além do envio para as famílias, as equipes municipais devem encaminhar os áudios também para rádios (comunitárias, públicas ou comerciais) ou mesmo para serviços de carros de som. É uma forma de engajar ainda mais a comunidade nos cuidados com a primeira infância.

No Rio Grande do Sul, o Programa Criança Feliz (PCF) e o Primeira Infância Melhor (PIM) estão integrados na sensibilização, articulação, implantação e execução de ambos os programas, bem como estabelecem construções conjuntas envolvendo profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria da Saúde (SES).

O PIM está colocado como executor metodológico do PCF no Estado e capacita, assessora, apoia na elaboração de materiais e na proposição de estratégias, sendo tomado como referencial pelo Ministério da Cidadania para aspectos importantes como a Estrutura e Metodologia da Visita Domiciliar, entre outros.