FADERS lança cartilha sobre o Transtorno do Espectro do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de diminuir preconceitos e melhorar a convivência com a pessoa com autismo. Para marcar a data, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS Acessibilidade e Inclusão) lança cartilha sobre o Transtorno do Espectro do Autismo.

Estima-se que 1,5% a 2% da população tem o Transtorno do Espectro do Autismo. Entre outras características, apresentam de uma forma geral dificuldades na interação social, na comunicação e no comportamento com movimentos restritos e repetitivos. Adaptar a maneira como nos comunicamos com essas pessoas, criar um ambiente gentil e acessível e ensinar habilidades funcionais para sua vida fazem toda a diferença.

Cada pessoa com autismo é um ser diferente e por isso deve ser visto no seu individual. Quais suas habilidades? O que gostam? Estas são questões importantes a serem exploradas com a pessoa com autismo visando sua independência para ter uma vida mais feliz.

Confira no link abaixo a Cartilha sobre o Transtorno do Espectro do Autismo publicada pela FADERS Acessibilidade e Inclusão.

Download

Fonte: FADERS