Fiocruz lança e-book interativo sobre o Sistema Único de Saúde

o-q-e-o-sus-fiocruz

A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas. Pela importância do tema e da obra, o livro O Que É o SUS, de Jairnilson Silva Paim, foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, O livro digital contou com a colaboração da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) e da Radis, entre outros.

O objetivo do projeto não era mudar o suporte do papel para a tela, mas oferecer uma nova experiência de leitura, onde vídeos, áudios, galerias de fotos, infográficos e outros recursos ora complementassem, ora substituíssem partes do texto original, criando uma nova textualidade eletrônica.

O livro inicia com entrevista do autor Jairnilson Silva Paim concedida à editora Fiocruz e conta com 5 capítulos entre os quais aborda a “Questão Saúde e o SUS”, “Tendências do Sistema de Saúde Brasileiro” e “Avanços e Desafios do SUS”.

Clique aqui para acessar o e-book grátis em tela cheia.

Fonte: Fiocruz

1. Elisangela disse:

Parabéns a Fiocruz pelo material tão esclarecedor .

2. Ótimo que a Fiocruz e o autor editem material contendo informações sobre o SUS, pouquíssimos são os prestadores de serviços do SUS que o conhecem realmente , e quanto aos que recebem tais serviços nada conhecem.
    O SUS em si é um programa maravilhoso, sua aplicação é as vezes problemática, muitas vezes dependendo da boa vontade de quem a pratica e também de quem recebe seus beneficios.
    Mas enfim , ainda bem que temos no Brasil o SUS !!!

• Inês Gouvêa disse:

Super concordo com essa colocação. Há aproximados 5 anos usuária do programa, vim a entender seus meandros, caminhos, é o “plano de saúde” de minha família. Temos obtido boas respostas de nossas solicitações ao programa.

3. soraya disse:

E-SUS é uma ferramenta maravilosa para oferecer saúde ao povo ,serviços bons mais infelizmente não existe o mecanismo para controlar os recursos ,as barbas ou dineiro que o gobierno repasa e o mesmo a maior parte é robado por as secretarias.
    Brasil é um país com grandes potencialidades, um pais Belo mais tem que procurar o como controlar esse grave problema de desvio de recursos é minha opinião

4. Nataly Cavalcante disse:

o E-book não está disponível para download?

5. Márlio Esmeraldo disse:

Infelizmente não, Nataly.

6. Eu tenho pedra na vesícula desde de 2010 em julho de 2013 fuichamda pra cirurgia e o Dr Francisco Osmar de Arruda não me operou porque eu não sentia nada e se eu sentisse procurasse em outubro de 2015 tive uma crise procurei ele no hospital Cesar Cals fiz exames levei resultado di 23-11-2015 ele mandou eu aguardar ou seje ele me botou na fila de espera já está com 9 meses que estou na fila de espera do Sus estou precisando de fazer essa cirurgia tenho quase 62 anos meu telefone pra contato xxxxx-xxxx por favor me ligue Neide Oliveira.

7. Eu amo o Sus, já fiz cirurgias de grande porte, fui muito bem atendida, continuo em tratamento e só tenho que agradecer a DEUS e a todos que de algum modo colaborou

8. Eu amo o sus tenho pessoas da minha familia que fez varias cirurgia no sus e um sistema que funciona.

9. Sus um sistema de ajuda a pessoas de nivel mais bsixo pessoas que necessita dessa sistema para fazer varias cirurgias.

• MILTON disse:

Todos os povos, tribos e nações de brasileiros e que aqui chegam são usuários do Sistema Único de Saude, independente da posição social, inclusive os serviços de saúde

• MILTON disse:

Já passou da hora de todos entenderem que em território brasileiro, em qualquer lugar do mundo, nada funciona sem o SUS, quanto a saúde curativa que é a mais visualizada todos os planos ou modalidades de tratamento, quando esgotam-se os recursos, migram para o SUS

10. Manuela disse:

Gostei muito da iniciativa. Lamentei, apenas, n haver uma versão em pdf também, ainda q n se pudesse ter acesso a todos os ‘recursos midiáticos’.

11. Bety disse:

Eu amo a Fiocruz! Continuem na luta! Fiz vários cursos aí. E tratei do meu filho com shistoma mansoni aí. Em área raquiomedular! Curado! Amo vocês!

12. MARIA disse:

O SUS NA TEORIA É NOTA DEZ.O SUS NA ESTRUTURA É NOTA DEZ.O SUS NO SUPORTE É NOTA DEZ.O SUS NO ATENDIMENTO NOTA ZERO.O SUS LOGISTICAMENTE É NOTA ZERO.O SUS NA EXCELÊNCIA DE ATENDIMENTO É SELETIVO,QUEM ACOLHE O PACIENTE NO SUS TEM A CULTURA DE TORTURA OS PACIENTES ATÉ A MORTE;O SUS É A EXTENSÃO DA POLITICA DE CORRUPÇÃO NO PAÍS;ONDE O POVO SÓ TEM ELE PARA SOCORRER.PARA MUDAR O SUS PARA FAZER O PAPEL DELE;COMEÇARIA CONTABILIZANDO AS MORTES DE CADA PLANTÃO.O SUS É A CÂMARA DE GÁS DOS BRASILEIRO POBRE DA PERIFERIA.