1 a 2 anos
Considerando que o período de desenvolvimento da criança entre 1 e 2 anos de idade é longo, acelerado e permeado de transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e na linguagem, optamos por subdividir esta etapa de desenvolvimento em dois períodos: 12 aos 18 meses e 18 aos 24 meses de vida, ou seja, de 1 ano a 1 ano e 6 meses e de 1 ano e 6 meses aos 2 anos.
Algumas crianças com um ano já caminham e outras irão caminhar ao longo dessa faixa etária. Nesta fase a criança está em constante movimento e mesmo que caia com frequência, pouco a pouco vai ganhando segurança. Inclusive, perto dos 2 anos, chega a subir e descer degraus baixos, além de segurar um brinquedo enquanto caminha. Utiliza a colher, o copinho e quer comer e beber sozinho. Gosta de arrastar as coisas, chutar e atirar a bola, mesmo que às vezes ela escorregue de suas mãos. Quer conhecer e pegar tudo que o rodeia e está ao seu alcance. Já associa as formas, cores e tamanhos dos objetos. Pode-se mostrar para ele um objeto e solicitar que escolha em um conjunto de até três objetos diferentes, o que apresentar características semelhantes àquele.
Ao final desse período algumas crianças já conseguem fazer muitas coisas sozinhas. Ajudam na troca das roupas, fraldas e até no banho, além de imitar os adultos em atividades como: dar de comer a um bebê, pentear o cabelo e rotinas diárias como varrer ou lavar.
Utiliza pelo menos 2 palavras para expressar uma ideia. Por exemplo, se tem fome, fala “quero papá”. Mesmo não tendo pronún- cia correta, sua linguagem pouco a pouco vai se desenvolvendo e ao redor dos 2 anos pode falar frases de até 3 palavras, além de cumprir, simultaneamente, até 3 ordens simples.
A criança gosta de sentir seus pais por perto e o carinho que lhe dedicam.
O que você pode fazer para que seu filho cresça e se desenvolva saudável e feliz?
- Todas as crianças precisam se sentir amadas por seus pais e familiares. Demonstre seu amor. As crianças sentem seu carinho quando são abraçadas, beijadas e quando acham graça de suas travessuras.
- Mostre a seu filho, com carinho, o que ele pode ou não fazer. É importante que todos na família evitem ordens contraditórias não discutindo em sua frente. Tenha paciência. Não grite e nem o castigue.
- Não o critique por querer tudo para si. Pouco a pouco aprenderá a compartilhar o que possui com outras crianças e pessoas que convivem com ele.
- É necessário que a criança, desde pequena, aprenda a utilizar algumas regras simples de boa convivência nos seus relacionamentos. Ensine seu filho quando deve dizer “obrigado”, a cumprimentar as pessoas na chegada e na saída dos lugares onde for.
- Oriente seu filho para que recolha seus brinquedos quando terminar a brincadeira. Demonstre satisfação e alegria sempre que ele fizer isso.
Realize atividades para promover o desenvolvimento integral do seu filho
Este é um momento muito importante para o desenvolvimento integral da criança. Você pode ajudar seu filho nessa tarefa:

- Procure falar de forma mais clara e correta possível. Se ele pedir algo por gestos, faça com que diga o que quer.
- Dê a ele pequenas tarefas como buscar o sapato ou pegar a bola e atirá-la.
- Pergunte a seu filho qual é o seu nome. Mesmo que ele não responda, pouco a pouco o fará. Peça que mostre onde está seu nariz, boca ou outra parte do corpo. Isso também pode ser feito com um boneco.
- Quando passear com ele, fale sobre as coisas que veem. Faça com que preste atenção no que existe ao seu redor.
- Mostre a seu filho livros de história, fotos, revistas e fale sobre personagens, objetos ou animais que aparecem. Peça que imite os sons dos objetos ou animais. Como por exemplo, “tic-tac”, “piu-piu” e “au-au”. Aproveite esses momentos para contar histórias curtas e simples, porque o seu tempo de concentração é muito pequeno.
- Ofereça caixas e potes de diferentes tamanhos para que coloque um dentro do outro.
- Estimule a criança a construir uma torre com 3 elementos utilizando caixas ou latas, de tamanhos pequeno, médio e grande. O mesmo pode ser realizado com blocos de madeira ou plástico.
- Ofereça ao seu filho caixas, potes e frascos para que abra e feche. Primeiro caixas sem tampa fixa, ex.: caixa de sapato pequena, para que tampe e destampe. Ao final da faixa etária podem ser oferecidos frascos de plástico com tampa de rosca para que também tampe e destampe.
- Como criança gosta de brincar com água, encha um pote para que jogue seus brinquedos dentro para que ela se divirta passando a água de um para outro. Depois, com uma concha, brinque de tirar todos os brinquedos de dentro da água. Não lhe fará mal e a brincadeira será prazerosa. Lembre-se que a presença do adulto é fundamental nas brincadeiras com água.
- Na presença de um adulto ofereça um carrinho para ser puxado por uma corda ou várias caixas unidas por um fio. Mais adiante coloque brinquedos em um lugar difícil de ser alcançado para que tente pegá-los.
É muito importante estimular os movimentos dos dedos e mãos. Para isto, prepare uma caixa com uma pequena abertura em cima e pequenos pedaços de cartão para que a criança os coloque dentro da caixa. Esta atividade é prazerosa e di- vertida. Fique junto da criança quando estiver realizando esta brincadeira e evite que ela coloque pequenos objetos na boca.
- Ofereça lápis de cor e de cera com espessura grossa e folhas de papel de tamanho grande para que seu filho rabisque. Ele ainda não está fazendo desenhos definidos, pois nesse momento a sua expressão gráfica se dá através de rabiscos. Lembre-se de que você tem que estar por perto para evitar que machuque os olhos ou coloque os objetos na boca.
- Ensine seu filho a amassar pedaços de papel para fazer bolas e jogar com elas. Considerando que rasgar papéis é uma atividade que agrada às crianças, isso não será difícil de realizar.
- Quando ele caminhar com certa segurança, faça com que carregue um brinquedo enquanto caminha. Você também pode ajudá-lo a passar por cima de algum brinquedo ou objeto pequeno no chão.
- Com vários brinquedos e objetos colocados lado a lado, forme um caminho em linha reta e peça para que a criança ande no meio.
- Aproveite todas as oportunidades para que ela suba e caminhe por lugares de pouca altura, como cordão de calçada, por exemplo.
Brinque de “pega-pega” para que ela caminhe mais rápido e você não a alcance.
- Ensine seu filho a subir e descer degraus baixos. Para ajudar, segure-o pela mão.
- Amarre um barbante ou corda entre 2 bancos ou cadeiras, um palmo acima do chão e ensine seu filho a passar por cima. Segure-o pela mão para que não perca o equilíbrio. Quando conseguir fazer, estimule para que repita a atividade sozinho.
- Jogue bola com seu filho. Peça que ele busque e a atire para você. Você pode colocar a bola no alto para que ele tenha que esticar os braços para pegá-la, ou no chão, para que se agache e pegue.
- Continue cantando músicas com ritmos diferentes, produzindo os sons dos objetos e/ou brinquedos.
- Faça com que imite os sons que ouve no dia a dia, como o “pocotó, pocotó” do cavalo; o “muuu” da vaca; o “tchichch” da água da torneira ou o “bíbííí” da buzina do carro.
- Conte histórias com frases curtas a seu filho; ele se interessa ainda por figuras grandes e coloridas e pelos personagens da história.
- Você pode aproveitar caixas de remédio e de leite, por exemplo, para criar fantoches com o rosto dos personagens da história. A criança gosta muito de brinquedos que se movem e falam.
- Utilize brinquedos suspensos no ar, que a criança possa empurrar e pegar de volta. Isso auxilia no fortalecimento dos braços e mãos.
Cuide da saúde do seu filho
- A alimentação de seu filho está mais semelhante à de toda a família. Evite os alimentos fritos. Para ensiná-lo a mastigar bem, não moa a carne. Para estimular a mastigação e a musculatura orofacial, os alimentos devem ser cortados em pedaços bem pequenos e não devem ser liquidificados ou amassados. Agora o seu filho já pode comer ovos inteiros com gema e clara cozidos. Ensine-o a comer de tudo.
- A hora da alimentação deve ser tranquila, de modo a não desconcentrá-lo. Lembre-se que é natural que seu filho coma devagar e em quantidade suficiente para a sua necessidade.
- Ensine seu filho a comer sozinho. Sente-o na sua cadeirinha e ofereça a ele uma colher para que se alimente. Não faz mal que se suje. Perto dos 2 anos é muito provável que já saiba se alimentar sem auxílio. Lembre-se de lavar suas mãos antes e depois das refeições.
- Por volta dos 2 anos aproximadamente, dorme entre 12 e 13 horas por dia. Para dormir, coloque seu filho em lugar tranquilo e agradável. Além disso, evite que ele fique agitado ou irritado antes de dormir. Deite-o sempre na mesma hora, na cama dele. Cante e/ou conte histórias para ele. Caso chore, atenda-o na sua própria cama. Ele não deve dormir na cama dos adultos.
- Banho é um momento de descontração para a criança. Compartilhe as brincadeiras com seu filho nesse momento.
- Os alimentos devem ser servidos separadamente no prato para que a criança identifique as diferenças de sabor, cor, temperatura e aroma dos alimentos.
- É muito importante manter não só a higiene do bebê, como dos demais membros da família e também da casa, pois garante proteção à saúde de todos.
- A limpeza dos dentes é fundamental para que se mantenham saudáveis. Escove os dentes de seu filho diariamente e permita que ele também escove, para que comece a aprender a usar sua escova. O creme dental com flúor ajuda a prevenir as cáries, mas não deve ser engolido; use pouca quantidade de creme dental.
- Caso seu filho tenha o costume do bico ou de chupar o dedo, você deve começar a eliminar esse hábito porque provoca malformações em suas arcadas dentárias. Sugerimos que durante o sono você retire o dedo ou o bico da sua boca.
- Certamente seu filho ainda não avisa antes de fazer xixi e cocô. Não brigue por isso. A partir de 1 ano e 6 meses você pode estimulá-lo a ir ao banheiro. Observe o horário do dia em que a criança costuma fazer suas necessidades e, todos os dias, perto desta hora, leve-o ao banheiro. Pouco a pouco, irá aprender a dizer “xixi” e “cocô”, mesmo que, às vezes, diga só depois de fazer.
Cuide para que seu filho faça xixi antes de dormir. Assim, ficará mais confortável e terá um sono mais prolongado.
- Durante a noite observe se há a necessidade de troca de fraldas.
- Ao final desta faixa etária, seu filho já caminha por toda a casa e sente curiosidade por tudo. Muitos acidentes acontecem nesta fase por descuido dos familiares. Evite acidentes domésticos, não deixando que fique sozinho em balcões, escadas, janelas ou outros lugares que ofereçam perigo. Na rua, segure sempre em sua mão.
- É importante que seu filho esteja sempre calçado, evitando assim, as parasitoses e vermes.
- Lembre-se de levar seu filho às consultas periódicas ao médico, pois suas orientações são muito importantes. E não esqueça de levar a Caderneta de Saúde da Criança.
Alimentação saudável
Alimentação saudável para crianças até os dois anos
- A partir dos 6 meses ofereça, de forma lenta e gradual, outros alimentos como: arroz, batata, carnes, feijão e legumes, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
- As frutas podem ser oferecidas como sobremesas e lanches. Dê preferência às frutas da estação e não acrescente açúcar.
- A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
- A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
- Ofereça à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
- Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
- Evite dar açúcar, café, alimentos enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Use o sal com moderação.
- Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, além de garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
- Estimule a criança doente a se alimentar, oferecendo a alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
Indicadores
Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 18 meses (1 ano e 6 meses) de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.
Conforme o quadro a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao final dos 24 meses (2 anos) de vida. Caso haja algo que ainda não tenha conseguido realizar, não se preocupe. Continue estimulando diariamente e logo ele estará fazendo.
Confira o Guia da Família na Íntegra
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