III Cine Debate: Primeira Infância em Foco

Como parte das atividades da XVII Semana Estadual do Bebê, será realizado, no dia 28 de novembro às 14h, o III Cine Debate em Porto Alegre. A atividade realizada na Sala Redenção do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS (Av. Paulo Gama,110) visa propor uma discussão sobre a temática da primeira infância a partir de uma obra audiovisual com a participação das equipes municipais do PIM, Programa Criança Feliz e Estratégia Saúde da Família, além de estudantes, trabalhadores, especialistas e de membros da sociedade civil.

No III Cine Debate, ocorrerá a exibição do documentário “Nascer nas Prisões: Impacto Social”. A obra produzida pela Fiocruz, vinculada à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil, aborda a realidade da maternidade no cárcere nos estabelecimentos prisionais do país.

O documentário produzido em 2017 e dirigido por Bia Fioretti traça um inédito perfil da população feminina encarcerada que vive com seus filhos em unidades prisionais femininas das capitais e regiões do Brasil. Com falas de profissionais e de mulheres privadas de liberdade, a obra aborda as características e as práticas relacionadas à atenção, à gestação e ao parto durante o encarceramento.

A roda de conversa conta com a presença de Sandra Correia, psicóloga do Presídio Feminino Madre Pelletier, especialista em Segurança Pública e Cidadania e mestranda em Psicologia Social e Institucional/UFRGS; Tatiane Bernardes, enfermeira, especialista em Saúde da Família e Primeira Infância e coordenadora do PIM PIA (Primeira Infância Melhor Porto Infância Alegre) – de Porto Alegre; e mediação de Renata Dotta, coordenadora da Política Estadual de Atenção Básica à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional da Secretaria Estadual da Saúde.