Notícias dos Municípios 01/2020

5 de novembro | Dona Francisca

Equipe de trabalho do Programa Primeira Infância Melhor se reúne com prefeito e secretárias

Na manhã do dia 5 de novembro, integrantes do Grupo Técnico Municipal (GTM) e visitadoras estiveram reunidos com o prefeito de Dona Francisca, Edaleo Dalla Nora, a secretária de Saúde, Maria do Carmo, e a secretária de Educação, Nilza Fiss, para tratar assuntos referentes ao Primeira Infância Melhor (PIM) e sua organização.

A reunião ocorre mensalmente para detalhar o andamento do trabalho para as secretarias que fazem parte do programa. Na ocasião, foram discutidas as atividades voltadas ao Dia do Bebê programadas para 20 de novembro no Salão Paroquial com palestras de profissionais da área da saúde para mães e filhos inseridos no programa entre outras atividades.

Fonte: Prefeitura Municipal de Dona Francisca


11 a 14 de novembro | Hulha Negra

Hulha Negra realiza a 1ª Semana do Bebê

Em Hulha Negra, a Semana do Bebê de 2019 ocorreu de 11 a 14 de novembro no salão de eventos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Integraram a programação palestras sobre a importância do vínculo afetivo, direitos da gestante e alimentação adequada, ofi­cinas e uma caminhada pela avenida central da cidade.

A super­visora do Criança Feliz e monitora do PIM, Caroline Porto afirmou que os cuidados com a educação das crianças nos seus primeiros anos de vida têm reflexos decisivos em seu desenvolvimento. “Segundo dados do UNICEF, até os seis anos de idade, 90% das sinapses ce­rebrais já terão sido forma­das, assim como o desen­volvimento da linguagem e o potencial do vocabulário da criança e sua estabili­dade emocional”, explicou. Caroline ainda destacou a importância dos programas Criança Feliz e PIM que buscam integrar e satisfazer todas as necessidades promoven­do as suas potencialidades. “Além disso, esses programas contemplam ações educativas e de promoção a saú­de, prevenindo as dificuldades, além das ações de atenção a as­sistência quando necessária”, completou.

Fonte: Tribuna do Pampa


12 de novembro | Camargo

Oficina de velas natalinas com famílias do PIM

O PIM de Camargo realizou mais uma atividade envolvendo as famílias participantes do programa no dia 12 de novembro. Com a proximidade do natal, em parceria com a Emater do município, as famílias foram convidadas a participar da oficina de velas natalinas.

Participaram da atividade treze mães, que receberam materiais e instruções necessárias para a confecção das velas, promovendo aprendizagem da técnica para, se assim desejarem, reproduzirem como fonte de renda extra.

Enviado por: Lisiane Borges


19 de novembro | Camargo

Troca de experiências entre municípios parceiros da 6ª CRS

A equipe do PIM de Camargo recebeu em 19 de novembro os municípios de Muliterno, David Canabarro e Ciríaco para mais um encontro de troca de experiências do PIM. O encontro, que ocorre anualmente, tem por objetivo expor as práticas exitosas do programa Primeira Infância Melhor de cada município como forma de promover novas ideias e motivação aos demais. Além disso, o momento é oportuno para as visitadoras e Grupos Técnicos Municipais (GTM) dialogarem, expondo as singularidades e dificuldades encontradas, bem como as situações gratificantes vivenciadas no exercício do trabalho. Além destes municípios, fazem parte da parceria, os municípios de Caseiros e Ibiraiaras.

Enviado por: Lisiane Borges


23 e 24 de novembro | Teutônia

Município realiza atividades alusivas ao Dia do Bebê

Foto: Larissa Santos | Arquivo | Divulgação PIM

O Dia do Bebê foi marcado por diversas atividades no final de semana em Teutônia. Com o objetivo de mobilizar a comunidade para a atenção nos primeiros anos de vida, no dia 23 de novembro, as atividades ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio com as famílias atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM). Já no domingo, dia 24, ocorreu programação aberta a todas as famílias interessadas no saguão da Prefeitura.

No sábado, na Escola 24 de Maio do bairro Canabarro, a programação iniciou com atividades lúdicas informativas e de conscientização. O evento foi voltado às famílias em vulnerabilidade atendidas pelo PIM e ocorreu em sua 10ª edição, com apoio das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Habitação. Entre as atrações, houve gincana, peça teatral “A Fada do Bico”, atividades lúdicas de conscientização e informação, música, distribuição de lanche, entre outras atividades. As famílias receberam medalhas da gincana e uma muda de árvore em alusão à Árvore da Vida. Durante o evento, profissionais esclareceram dúvidas dos pais.

Já no domingo, as atividades do Dia do Bebê ocorreram no saguão da Prefeitura, no Bairro Centro Administrativo. Organizado pelo pediatra Fausto Steckel, fonoaudióloga Cathia Schaeffer, enfermeira obstetra e doula Eliane Marques e psicóloga Fernanda Marques, com apoio da Prefeitura de Teutônia e parceiros, a programação iniciou com a nomeação do Bebê Prefeito. Durante a tarde ainda houveram oficinas de Shantala e Ofurô, dinâmica de desenvolvimento motor entre pais e bebês, aula de dança para crianças, passeata dos bebês, bênção ecumênica, som acústico com Vinícius Bilhar, entre outras atrações.

Enviado por: Édson Luís Schaeffer


27 de novembro | Venâncio Aires

IX Encontro Municipal do Dia do Bebê e III Seminário Municipal intersetorial com o olhar na Primeira Infância

Os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz realizaram no dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de Vereadores, o IX Encontro Municipal do Dia do Bebê e o III Seminário Municipal intersetorial com o olhar na Primeira Infância, com o tema “Estratégias e Ferramentas da Disciplina Positiva”, com o objetivo de apresentar os principais pilares e conceitos da disciplina positiva e sugerir estratégias associadas ao respeito, disponibilidade e conexão.

A iniciativa visa qualificar e apoiar as ações de educação permanente e capacitação do Primeira Infância Melhor/Criança Feliz além de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio ao desenvolvimento integral na primeira infância, do apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais. Também busca colaborar com o exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Enviado por: Andréa de Oliveira


3 a 13 de dezembro | Coxilha

Implantação do PIM no município

Coxilha vem há meses trabalhando para a implantação do programa no município. Primeiramente, o prefeito Ildo José Orth e o Grupo Técnico Municipal (GTM) estiveram na 6ª Coordenadoria Regional  de Saúde para adesão ao programa.

A formação inicial para visitadores aconteceu no período de 3 a 13 de dezembro, quando foram abordados diversos temas relacionados à primeira infância, contando com inúmeros profissionais da rede do município, entre eles secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e os residentes multiprofissionais do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC).

 


6 de dezembro | Flores da Cunha

Primeira Infância Melhor e Criança Feliz são temas de encontro

Na tarde do dia 6 de dezembro, a Câmara De Vereadores de Flores da Cunha foi palco de um encontro que tratou do Primeira Infância Melhor (PIM). Na oportunidade, o projeto foi apresentado pelo Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, representados por Luiza Menezes e Cleci Martins da Secretaria Estadual da Saúde e Kelly Prado do Departamento de Assistência Social do Estado.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Samuel de Barros Dias, e teve a participação de vereadores, secretários municipais, conselheiros e coordenadores das áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O intuito do encontro foi tratar da implantação dessas iniciativas no município de Flores da Cunha, já que o foco principal é trabalhar com o fortalecimento dos vínculos familiares, a proteção à criança, o combate à gravidez na adolescência, entre outros fatores vinculados a formação humana. “Se investirmos no início da vida das crianças, mudamos o seu futuro, mudamos a sua história e alteramos o seu fim”, destacou o presidente.

Fonte: Jornal O Florence


17 de dezembro | Carazinho

Confraternização natalina marca fim de ano em Carazinho

Uma festa marcou a tarde da terça-feira (17 de dezembro) em Carazinho. A confraternização natalina do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz de Carazinho com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde reuniu cerca de trezentas famílias. O evento foi realizado na Acapesu.

A comemoração contou com diversos brinquedos infláveis, brincadeiras, Papai Noel, música, algodão-doce, pipoca e muita diversão, além de apresentação do PIM Encanto, coral de mães integrantes do programa. Para a coordenadora do PIM, Juliana da Silva, a parceria das pessoas que apoiaram o evento e da Secretaria de Desenvolvimento Social foi fundamental para fazer do Natal destas famílias uma data melhor. “Com afeto e a chance de apreciar um dia diferente, isto tudo se refletiu em muita emoção por parte de todos”, completou.

A festividade, que também teve o apoio das equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Floresta e Ouro Preto, contou com a presença do prefeito Milton Schmitz e da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz. O chefe do executivo destacou a importância do evento. “É um grande prazer prestigiar este momento maravilhoso. Um dia especial, uma festa que celebra o Natal e tem como objetivo principal alegrar o dia dessas famílias e crianças”.

18 de dezembro | Venâncio Aires

Festa de Natal do PIM/Criança Feliz

Os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF) realizaram na tarde do dia 18 de dezembro, quarta-feira, a confraternização de Natal da equipe municipal com as famílias atendidas. O evento aconteceu na Academia de Saúde da Unidade Básica de Saúde  do Bairro Gressler. A  programação contou  com brinquedos, lanches, brincadeiras e integração das famílias, crianças e equipe dos programas. O Papai Noel conversou com as crianças, interagiu, tirou fotos e entregou presentes de Natal.

Enviado por: Andréa de Oliveira

20 de dezembro | Palmeira das Missões

Em comemoração ao Natal, os programas PIM e Criança Feliz de Palmeira das Missões reuniram as famílias atendidas, crianças e gestantes, no dia 20 de dezembro, para celebrar o ano de muitas conquistas na ampliação de famílias acolhidas no município. Em poucos meses, de agosto a dezembro de 2019, o PIM aumentou em mais de 80% os atendimentos e está fazendo a diferença no desenvolvimento integral da primeira infância no município. O evento realizado pela equipe municipal contou com a presença do Papai Noel.

Enviado por: Roselane Novais

Boletim Notícia dos Municípios 01/2020
Edição: Márlio Esmeraldo
Para divulgar seu evento no próximo boletim, envie sua notícia para a redação clicando aqui.