Notícias dos Municípios 02/2020

06 de janeiro | Canoas

Solidariedade a todo vapor

Em parceria com o Canoas Shopping e a ONG Parceiros Voluntários, o PIM/PCF de Canoas pôde proporcionar um momento especial para as famílias atendidas. A Ação da Árvore Solidária, realizada anualmente, arrecadou presentes como cestas básicas, roupas e brinquedos para ser doadas para as famílias. Nos dias 23 de dezembro e 06 de janeiro, a equipe do PIM/PCF de Canoas fez a entrega nas comunidades atendidas pelo programa.

Enviado por: Vandréa de Jesus Gonçalves

10 de janeiro | Estrela

Ações dos programas PIM e Criança Feliz são apresentadas em Estrela

A equipe técnica e secretários municipais de Estrela prestaram contas ao Poder Executivo na sexta-feira (10) a respeito das ações dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz.

O grupo foi recebido pelo vice-prefeito Valmor Griebeler (PV), para o qual foram repassadas informações sobre os programas, que atendem às peculiaridades das famílias, dando atenção aos pais e às crianças. A proposta, segundo a prefeitura, é ampliar os serviços neste ano e consolidar ainda mais a equipe.

Os dois programas são políticas públicas que recebem recursos estaduais e federais para atuarem no atendimento à primeira infância na sua integralidade. Um total de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social, que recebem transferência de renda do Programa Bolsa Família, são beneficiadas.

A apresentação ao vice-prefeito foi acompanhada pelos secretários das pastas envolvidas: da Saúde, Elmar Schneider; do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, e da Educação, Marcelo Mallmann; além do Comitê Gestor dos programas, composto pelas coordenadoras da Saúde, Andressa Traesel, e da Sedesth, Sônia Moraes, e pelo Grupo Técnico Municipal: supervisora-monitora Elisângela Beatris Becker, psicóloga Lilian Schmidt e assistente social Marli Hauschild.

Fonte: Grupo Independente

14 de janeiro | Farroupilha

Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor recebe novas colaboradoras

Os programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor começaram a semana recebendo novas estagiárias em Farroupilha. As seis colaboradoras foram recebidas pela Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Trubian. Até o dia 20 de janeiro, elas receberão treinamento para realizar visitas domiciliares semanais a gestantes e crianças de 0 a 3 anos e crianças inclusas pelo Benefício de Prestação Continuada, até 6 anos.

Fonte: Prefeitura de Farroupilha

22 de janeiro | Rio Grande

Semana de atenção ao cuidado com as águas-vivas

A água-viva é um animal marinho com tentáculos que podem causar irritação, inchaço, dores, fisgadas e vermelhidão na pele afetada. Tendo em vista o grande aparecimento delas, o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, por meio do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), após serem capacitados com o material da Vigilância Ambiental Municipal, realizou atividades de orientação às famílias atendidas sobre os cuidados e como proceder em casos de queimadura, por exemplo, como se deve utilizar o vinagre branco como aliado. Os visitadores levaram informativos da vigilância para as famílias e construíram a “água-viva lúdica” com as crianças com o objetivo de despertar o conhecimento e a identificação do animal quando estiverem na praia.

Enviado por: Juliana Duarte Flores

Janeiro | Palmeira das Missões

Trabalho reconhecido

No município de Palmeira das Missões, o PIM foi reabilitado em outubro de 2018. Já em fevereiro de 2019, o programa estava ativo com 31 famílias cadastradas, das quais quatro incluíam gestantes, atendidas por seis visitadoras. Em dezembro do ano passado, a equipe passou a contar com 11 visitadoras que atendem 140 crianças e 18 gestantes.

A ampliação dos territórios atendidos no município visa ainda atingir a meta de atender até dezembro deste ano 2o4 crianças. Considerando esta evolução, a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões irá homenagear, ainda sem data definida, a equipe municipal do Primeira Infância Melhor, assim como as famílias atendidas, em honra aos serviços prestados durante a trajetória do PIM no ano de 2019.

Enviado por: Roselane Novais

Boletim Notícia dos Municípios 02/2020
Edição: Márlio Esmeraldo
Para divulgar seu evento no próximo boletim, envie sua notícia para a redação clicando aqui.