Notícias dos Municípios 03/2020

 

01 e 02 de fevereiro | Cristal

Festival de Pipas marca final de semana no Balneário do Rio Camaquã

No domingo (2 de fevereiro), o balneário de Cristal ficou repleto de famílias e suas crianças, que prestigiaram o 2º Festival da Turma da Pipa, com apresentação de pandorgas no céu, gincana para crianças realizada pela equipe do Primeira Infância Melhor (PIM), Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Estratégia Saúde da Família (ESF), promovendo brincadeiras e distribuição de geladinhos e pipas. Também aconteceu show musical infantil, com temas referente à fauna e flora brasileiros, o projeto Canção dos Bichos – Rock & Natureza Acústico, contou com o músico Solano Ferreira da banda Os Ambientais.

Texto adaptado de ClicCamaquã


 

04 de fevereiro | Uruguaiana

Visita ao PCF do Técnico representante do Ministério da Cidadania

O município de Uruguaiana recebeu no dia 4 de fevereiro a visita do técnico Ronaldo Jorge de Oliveira para supervisionar e orientar as metodologias do Programa Criança Feliz (PCF) e sobre o método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC). Na oportunidade, o consultor da UNESCO no Ministério Cidadania entregou ao município um pacto com acordo de fazer valer a intersetorialidade do programa juntamente com o Programa Primeira Infância Melhor(PIM) e reforçando a importância do trabalho em conjunto.

Enviado por: Cilene Simara Berens de Quadros 


 

08 de fevereiro | Uruguaiana

Ação entre equipes multidiciplinares

Foi realizada no dia 8 de fevereiro em Uruguaiana uma ação no antigo lixão do município. Fazendo prevalecer a intersetorialidade dos programas PIM e Criança Feliz, técnicos da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do município se reuniram para atender usuários e crianças que ainda residem no local. Estiveram presentes no local a secretária de Saúde, Lilian Stumm, e a coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Márcia Arend.

Enviado por: Cilene Simara Berens de Quadros 


 

10 a 12 de março | Santa Rosa

Formação inicial reúne 19 municípios da macrorregião Missioneira

A Macrorregião de Saúde Missioneira recebeu no dias 10, 11 e 12 de março a Formação inicial do Primeira Infância Melhor (PIM) / Programa Criança Feliz (PCF) no auditório da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) em Santa Rosa. Organizado pela equipe do Grupo Técnico Estadual (GTE) da macrorregião, que inclui as regionais 9ª, 12ª, 14ª e 17ª, a regional foi identificada como a com mais técnicos necessitando capacitação em levantamento realizado em dezembro.

A formação inicial teve como público os Comitês Gestores (CG) e Grupos Técnicos Municipais (GTM) além de monitores e supervisores da macrorregião. Ao todo, participaram 39 pessoas nos três dias. Os participantes eram dos municípios de Crissiumal, Cruz Alta, Alecrim, Cândido Godói, Santa Rosa, Chiapetta, Porto Mauá, São Paulo das Missões, Giruá, Campo Novo, São Nicolau, Guarani das Missões, Senador Salgado Filho, Santo Ângelo, Porto Xavier, Salto do Jacuí, Horizontina, Independência e Sede Nova.

Enviado por: Letícia Boeira


 

Frederico Westphalen

Frederico Westphalen oferece acompanhamento integral às gestantes

Em Frederico Westphalen, o programa “Mamães Assistidas” foi criado em maio de 2018 pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Smash), para complementar e qualificar as ações já desenvolvidas com as gestantes dos programas Primeira Infância Melhor (PIM e Criança Feliz), no município, atendendo as necessidades básicas e garantindo os direitos sociais da população. Da execução inicial até o final de 2019, o programa que é custeado integralmente com recursos do município já investiu em torno de R$ 40.000,00.

O programa oferece atendimento especializado às mamães, de qualquer faixa etária a partir da décima semana de gestação, beneficiárias do Programa Bolsa Família e atendidas pelos Programas PIM/Criança Feliz ou que está dentro das definições de público prioritário. As gestantes integrantes do “Mamães Assistidas” participam de acompanhamento e intervenções sob a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), supervisoras PIM e Criança Feliz e por uma equipe multiprofissional em parceria com as demais secretarias municipais relacionadas ao tema.Também são feitas orientações sobre assuntos diretamente ligados à gestação e aos primeiros cuidados com o bebê e oficinas práticas de confecção de parte do enxoval para o recém-nascido, ministrada por uma profissional artesã.

Além disso, são ofertados pela secretaria, lanches e transporte gratuitos. Além disso, todas as mamães são contempladas com um kit completo que é composto de banheira plástica infantil, jogo de lençol completo, travesseiro, toalha de banho infantil, toalha de boca, fraldas de pano, body de malha, meias, cobertor, termômetro digital, Tip Top, álcool 70%, lenço umedecido, cueiro, gaze, pomada para assadura, sabonete, shampoo e uma bolsa personalizada para gestante.

Um dia de beleza e registros fotográficos

Com o objetivo de fazer com que esse período gestacional seja ainda mais marcante e especial, e fazer as mamães sentirem-se empoderadas e valorizadas como mãe e mulher, a Smash em parceria com profissionais voluntários, ainda proporciona um momento único e especial às mamães, permitindo que as integrantes do programa desfrutem de um dia de beleza e registros fotográficos, com direito a muita interação, troca de experiências e confraternização.

Ao todo, foram realizadas quatro sessões, sendo três delas em 2019, e uma em 2020, com um número de 68 gestantes atendidas até o momento. Os encontros geralmente são realizados no Centro Profissionalizante de Integração Social (Cepis), em Frederico Westphalen, e eventualmente em locais externos, como a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Frederico Westphalen.

Voluntários

Participaram das edições realizadas até o momento as maquiadoras, Maria Júlia Cargnin, Heloisa Hunhoff, Stephanie Carvalho, Franciele Basso, Cássia Pinheiro e Daniela Cerutti. A produção fotográfica ficou por conta das fotógrafas, Simone Didomenico, Isadora Barreta, Raquel Shaefer Klauck, Carla Baldin e Cati Photo Studio.

Fonte: Revista News


 

Santa Cruz do Rio Pardo

Santa Cruz do Rio Pardo elabora Plano Municipal pela Primeira Infância

O Plano Municipal pela Primeira Infância de Santa Cruz do Rio Pardo está sendo elaborado em conjunto pelas secretarias municipais, conselhos e sociedade civil. O documento visa orientar durante os próximos anos a ação do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade.

O plano foi objeto de discussão que iniciou-se no Primeiro Seminário pelos Direitos da Primeira Infância, onde foram apontadas as fragilidades no tratamento/atendimento da criança de zero à 6 anos no município e, a partir de então, foram traçados os objetivos, metas e estratégias para o Plano Municipal pela Primeira Infância.

O Plano encontra-se em consulta pública para a participação de toda sociedade.

Texto adaptado de Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo


Boletim Notícia dos Municípios 03/2020
Edição: Márlio Esmeraldo
Para divulgar seu evento no próximo boletim, envie sua notícia para a redação clicando aqui.