O livro dos rabiscos

Materiais: Tipos diferentes de papel (cartazes velhos, filme de poliéster colorido e que faz barulho ao mexer, jornal, papel adesivo como papel de proteção, papel celofane, papel de embrulho colorido, papel de parede, papel kraft, papel vegetal), pedaço de musselina, pedaço de tecido, saco de plástico, saco pardo, tesoura, grampeador, canetas hidrocores e giz de cera.

Como fazer: Faça uma montagem prévia do livro. Corte todos os papéis em quadrados do mesmo tamanho, com cerca de 25cm de lado. Faça uma pilha de papéis e os grampeie em um dos lados para fazer um livro. Se o papel tiver texturas diferentes em cada lado, como papel de parede, coloque duas folhas no livro, cada uma com um lado para cima. Faça uma capa e uma contracapa com papéis lisos e iguais, se quiser. Peça para a criança desenhar na capa.

Processo (criança): Explore os diferentes tipos de papel no livro, sentindo, cheirando.

livro dos rabiscos

Dicas:

  • As crianças gostam de sentir as diferenças dos papéis e ver como as canetas hidrocor e o giz de cera reagem a diferentes texturas e superfícies de papéis.
  • As crianças adoram carregar seu livro de rabiscos por aí quando ele está cheio de papéis grossos, barulhentos e quebradiços, como filme de poliéster.
  • Faça livros pequenos e grandes, redondos, retangulares ou triangulares, que inspirem as crianças a desenharem de formas diferentes.

 

Comente