Oportunidade de cooperação internacional é oferecida pelo InovaJuntos

O projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade” promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia, tem como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para a inovação público-privada a nível local, no Brasil, em Portugal e em outros países da América Latina, com vista a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana.

O InovaJuntos oferecerá a cooperação internacional como uma ferramenta para que os Municípios possam trocar experiências e aprendizados com Municípios portugueses e latino-americanos. O objetivo é que possam construir conjuntamente ações e estratégias inovadoras nas políticas públicas, bem como da inovação público-privada segundo quatro clusters temáticos i) desenvolvimento económico; ii) desenvolvimento regional e consórcios; iii) cidades verdes e mudanças climáticas; iv) espaços inclusivos de inovação cultural e social.

Nesta primeira fase, o Projeto selecionará 4 Municípios e/ou consórcios públicos brasileiros, que atuarão com 12 Municípios/entidades portuguesas. Já na segunda, o Projeto selecionará mais 16 Municípios brasileiros, que atuarão com 8 latino-americanos. Os selecionados serão alocados em 4 grupos temáticos, que serão os clusters do Projeto: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.

Para participar do processo seletivo, o gestor deverá acessar o site do Programa e conferir o edital na íntegra. No site também é disponibilizado um formulário, em que poderão se inscrever municípios filiados à CNM.

A CNM reforça que é preciso estar atento aos requisitos, critérios e prazos estabelecidos no edital. O projeto receberá candidaturas até 31 de janeiro e, para esclarecer quaisquer dúvidas, o gestor poderá enviar um e-mail para inovajuntos.br@cnm.org.br ou entrar em contato com a equipe pelos números (61) 2101-6064 (Lorenna) e (61) 2101-6630 (Lyse).

Novos Gestores

Entre os dias 18 e 28 de janeiro, a CNM realizará os Seminários Novos Gestores para os novos mandatos que se iniciam e reunirá orientações e informações para auxiliar os gestores em diversas áreas da gestão pública. Um dos painéis do evento vai tratar sobre cooperação internacional e os projetos implementados pela entidade.

Para os gestores que tiverem interesse em acompanhar, será realizado sempre no segundo dia dos eventos regionais, às 11h. O evento será online e gratuito e, para participar se inscrever, basta acessar o portal novosgestores.cnm.org.br.

No seminário também será lançada uma cartilha sobre orientações de como o município pode atuar internacionalmente. Acompanhe o portal CNM para conhecer esta e as demais publicações da coletânea.

Fonte: Agência CNM de Notícias