PIM comemora 12 anos de implantação em Caxias do Sul

1497968122565042

O programa Primeira Infância Melhor (PIM), desenvolvido em parceira entre as secretarias da Saúde e da Educação e a Fundação de Assistência Social (FAS), comemorou 12 anos de implantação em Caxias do Sul no mês de junho. A data foi lembrada durante a reunião geral dos municípios dos Campos de Cima da Serra no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), junto à Secretaria da Saúde.

Houve depoimentos dos beneficiados; apresentação da música que representa o programa (“Estou aqui”), cantada por uma família atendida pelo PIM; e participação do rapper Chiquinho Divilas, que emocionou os presentes com sua trajetória e com a interpretação do “Rap do PIM”.

Organizada pelo Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, o encontro visa capacitar os representantes do Grupo Técnico Municipal (GTM) e os monitores de cada cidade.

Atualmente, o PIM atende os bairros Reolon, Mariani, Canyon, Vila Ipê, Santa Fé, Portal da Maestra, Belo Horizonte, Santa Corona (Conquista), Vila Lobos, Vergueiros, Vêneto, Monte Carmelo, Esplanada e Campos da Serra. O programa consiste em um modelo de intervenção abrangente e sistemático de visitas domiciliares e atividades comunitárias realizadas semanalmente por visitadores capacitados junto às famílias selecionadas.

Destina-se, prioritariamente, a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, onde há gestantes e crianças de até seis anos de idade. Em 12 anos de atuação, o PIM/Caxias já atendeu 5.102 famílias, 1.251 gestantes e 5.799 crianças de zero a seis anos.

Texto adaptado de Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Andressa Boeira


 

Comente