PIM de Gramado trabalha temas pelo desenvolvimento saudável

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Gramado vem trabalhando temáticas diferenciadas com as famílias a cada mês ao decorrer do ano de 2016. O projeto inicial é orientado pelo Grupo Técnico Municipal (GTM) e, a seguir, os Visitadores aplicam com gestantes e crianças. São mais de 100 crianças e 5 gestantes envolvidas no projeto.

No mês de março, o enfoque principal foi a alimentação saudável. As crianças e gestantes tiveram acompanhamento e atividades desenvolvidas de maneira especial para cada faixa etária. Dentre as atividades aplicadas, ocorreram ações grupais onde o foco principal era a construção de uma pirâmide de alimentos onde os pequenos, junto com seus cuidadores, reviam os hábitos alimentares da família.

Por trás de todo esse trabalho, existe um motivo em especial: incentivar as famílias para uma alimentação mais saudável e rica em alimentos variados e nutritivos já que, segundo uma série de estudos, é na primeira infância que a criança desenvolve seus principais hábitos de vida, inclusive os alimentares.

Com a visão de envolver cada vez mais a criança e seu cuidador, os Visitadores tiveram a ideia de incentivar as famílias a criar sua própria horta em casa. Foram distribuídas mudas de plantas e cada morador ficava responsável por criar, à sua maneira, uma horta caseira. Além de envolver às crianças nessa temática o vínculo cresce cada vez mais.

Os cuidadores dizem-se satisfeitos com o projeto. “Eu gostei muito e achei bem interessante a atividade que realizamos com o Pablo. Ele gostou tanto que até chorou quando terminamos de plantar, Pablo ficou bem à vontade mexendo na terra, muito dez a nossa tarde”, relatou Pâmela Ferreira, mãe de Pablo José Ferreira.

Beatriz Hertal, mãe de Brenda e moradora do Bairro Altos da Viação Férrea, aderiu ao cultivo em garrafas pet. Beatriz diz ter amado a ideia e que vai fazer mais mudas de chás e cebolinha.


 

Comente