PIM de Passo Fundo realiza ação com orientação de saúde

pim-passo-fundo

Integrar um trabalho prático com a promoção de ações que visem à orientação das famílias é uma das tarefas desempenhadas pelo Primeira Infância Melhor (PIM), desenvolvido em Passo Fundo com 63 famílias. Foi neste sentido que a Páscoa foi trabalhada nos últimos atendimentos. Além de abordar o significado da data, os visitadores entregaram uma lembrança comemorativa e também um conjunto de escova de dentes e creme dental, com o objetivo de promover a saúde e orientar as famílias sobre a importância da escovação e dos cuidados bucais.

O PIM é uma política pública pioneira no Brasil e trata-se de uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Em Passo Fundo o programa começou a ser realizada em 2016. O primeiro passo foi selecionar e capacitar seus visitadores. Depois, se realizou a busca ativa de famílias e iniciou os atendimentos domiciliares. No total, são 12 visitadores, um monitor, um digitador e um grupo técnico municipal, composto por servidores das secretarias municipais de Saúde, Cidadania e Assistência Social e Educação. Atualmente o programa atende 63 famílias, totalizando 95 atendimentos entre gestantes e crianças nos bairros Santa Marta e Donária, no município de Passo Fundo.

Primeira Infância Melhor
O objetivo do programa é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade. A prática desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Fonte: Rádio Uirapuru


 

Comente