PIM Quilombola de São Lourenço do Sul será tema de reportagem da Globo News

miriam-leitao

A equipe do canal Globo News, liderada por Miriam Leitão, esteve na última quarta-feira (30), no Quilombo Rincão das Almas, em São Lourenço do Sul, para realizar matéria sobre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) desenvolvido nas comunidades tradicionais.

No Quilombo Rincão das Almas, a jornalista conversou com Eva Maria Mourão, líder quilombola que contou histórias e curiosidades da formação do grupo e dos ancestrais. Após, foi a vez da visitadora Franciane Mourão mostrar como são realizados os atendimentos às famílias. Na ocasião, a equipe do canal carioca também pôde observar o trabalho desenvolvido junto à casa de Eliara Furtado e César Rodrigues, pais de três filhas.

A secretária municipal da Saúde, Arita Bergmann, e a técnica estadual do PIM, Letícia Boeira, contaram mais detalhes sobre o funcionamento do programa e como se consolidou como política pública de Estado em 14 anos de atuação.

A matéria será veiculada em breve no canal Globo News durante a série “Histórias do Futuro”, que será apresentada pela jornalista e será inspirada no livro de mesmo nome, de autoria de Miriam Leitão. O livro foi lançado em 2015 depois de quatro anos de pesquisas, viagens e entrevistas e indica tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura e tecnologia.

PIM Quilombola

O Primeira Infância Melhor (PIM) nas comunidades tradicionais objetiva potencializar a cultura e as experiências familiares, promovendo ações que buscam o desenvolvimento integral de suas crianças, adequando ações metodológicas, conteúdos e atividades desta política à realidade cultural local por meio de modalidades de atenção dirigidas a esses grupos.

O Quilombo Rincão das Almas possui uma visitadora do PIM que atende 13 famílias, incluindo 15 crianças. Atualmente, o PIM de São Lourenço do Sul atende 249 crianças e 32 gestantes em 261 famílias. O município implantou também o programa Criança Feliz e aumentou o número de visitadores do PIM de 15 para 18 profissionais.

Texto adaptado de Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.

1. Salete Cadore disse:

Belíssima iniciativa que vai contribuir muito para uma vida mais feliz das crianças destas comunidades. Parabéns Secretária Arita certamente será um belo trabalho.