PIM reúne Coordenadorias Regionais de Saúde e Educação

1-encontro-pim-crs-cre

Nos dias 23 e 24 de agosto foi realizado o Primeiro Encontro Estadual de Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e Saúde (CRS) no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. A importância da intersetorialidade para a eficiência das políticas públicas foi um dos focos do encontro organizado pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

O evento promoveu a aproximação das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação consolidando a gestão intersetorial do Primeira Infância Melhor, uma política pública de visitação domiciliar para o fortalecimento das famílias com gestantes e crianças menores de seis anos.

Representantes de Coordenadorias Regionais de Saúde e de Coordenadorias Regionais de Educação trocaram experiências e fizeram uma reflexão sobre o papel das representantes no fortalecimento da ação complementar de apoio e orientação à família por meio da articulação das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, com foco no desenvolvimento integral das crianças.

A apresentação do PIM, sua contextualização, estrutura, indicadores, mudanças, marco legais e principais ações fizeram parte da programação do evento, assim como as principais ações do Grupo Técnico de Educação (Orientação / Monitoramento / Educação Permanente).

Ao final, foi feito um planejamento de ações incluindo prioridades e articulação das melhores formas de atenção aos municípios. Segundo a coordenadora do PIM, Gisele Silva, “a realidade territorial, social e econômica de cada município gaúcho, acrescidas às peculiaridades culturais, históricas e étnicas, vem enriquecer a busca por resultados práticos e resolutivos no desenvolvimento infantil”.

Fonte: SES / RS