São Francisco de Paula recebe fórum da Faders

Na próxima sexta-feira (29), o município de São Francisco de Paula, localizado na região nordeste do Rio Grande do Sul, irá receber o 168º Fórum Permanente de Políticas Públicas para PcD e PcAH. O evento é realizado em parceria com  a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS). A programação conta com diversas oficinas que abordam políticas públicas, acessibilidade e esporte inclusivo. O fórum irá ocorrer das 8h às 16h30  na Sociedade Cruzeiro, Rua Frederico Tedesco 312, no centro da cidade. O próximo evento deve acontecer no mês de abril em Três Coroas e prevê uma oficina voltada para o Primeira Infância Melhor (PIM).

A oficina de “Acessibilidade Arquitetônica” debate parâmetros técnicos de projetos, construções, instalações e adaptações de edificações públicas, proporcionando autonomia e independência ao maior número de pessoas. Em “Paradesporto”, inclui-se a prática da atividade física, respeitando a diversidade humana e mostrando diferentes possibilidades e caminhos para a realização do esporte. E “Políticas Públicas para Altas Habilidades” é um espaço de discussão sobre as Políticas Públicas direcionadas às altas habilidades e superdotação.

O fórum visa debater e propor alternativas, a fim de implantar e implementar políticas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social de Pessoas com Deficiência (PcD) e Altas Habilidades (PcAH). A ação reúne gestores municipais, entidades representativas, profissionais e a sociedades e ocorre mensalmente em diversos municípios do estado.

Programação:

8h às 8h30: Credenciamento e apresentação artística

8h30 às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão

11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município

12h às 13h30: Intervalo

13h30 às 16h30: Oficinas temáticas

16h30: Encerramento

Para realizar a inscrição, acesse o site da FADERS.

Fonte: Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS)