SES lança guia sobre transmissão vertical do HIV e da sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) lançou ontem (25), durante o XIV PIM Debate, o guia “Transmissão vertical do HIV e da sífilis: o que Agentes Comunitários de Saúde e Visitadores(as) do PIM precisam saber?”.

O documento foi desenvolvido para fortalecer o trabalho de visitadores(as) do Primeira Infância Melhor (PIM) e de Agentes Comunitários(as) de Saúde (ACS) no que tange à prevenção, identificação e busca ativa para promoção de saúde em casos de transmissão vertical de HIV e sífilis. Essa é uma ação intersetorial do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), organizada pelo Primeira Infância Melhor, Divisão da Atenção Primária, Divisão das Políticas dos Ciclos Vitais e Divisão de Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis e Não Transmissíveis.

O Rio Grande do Sul possui a terceira taxa mais elevada entre os estados brasileiros de casos diagnosticados de HIV e sífilis. Uma das estratégias para o estado sair dessa posição e reduzir os índices de transmissão vertical é facilitar a ampliação do conhecimento, das ferramentas e do repertório para trabalhar essa temática de forma transversal junto às famílias e territórios.

Baixe o Guia

Download