PIM de Constantina realiza trabalho em rede em prol da amamentação

13941076_833874896712377_1667067197_n

Para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Primeira Infância Melhor (PIM) de Constantina ressalta o trabalho em rede que vem sendo realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é promover e estimular o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, visto a existência de grande número de crianças alimentadas por leite em fórmula.

Esse trabalho do PIM inicia-se com o Grupo de Gestantes, realizado mensalmente, quando profissionais da Saúde abordam diversos assuntos voltados para a gestação como a importância do aleitamento materno. Nesses encontros, as gestantes também são motivadas a preparar o enxoval do bebê, também através da confecção de peças. Posteriormente, as visitadoras continuam o trabalho de estimulação na residência da gestante, por meio da modalidade de atenção realizada a cada quinze dias.

As visitadoras e a equipe do PIM mantém contato com mãe, bebê e equipe do hospital também na maternidade para receber informações e realizar intervenções quando necessário. Em casa, mãe e bebê são acompanhados pela equipe do Programa dando seguimento ao trabalho de orientação nos cuidados diários com o bebê, tais como alimentação, higiene, sono, rotina, afetividade, estimulação, entre outros.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A finalidade é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.