UNICEF lança enquete sobre o projeto ‘Deixa que Eu Conto’

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou nesta quarta-feira (21) uma enquete sobre o projeto “Deixa que Eu Conto”, iniciativa que oferece conteúdo e atividades para às crianças em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental) aprenderem em casa, de forma lúdica, em tempos de coronavírus. 

O projeto foi lançado em abril do ano passado e reúne episódios de podcasts diários apresentados pelas contadoras de história Carol Levy e Kiara Terra, e outros realizadores, e trazem histórias, brincadeiras e atividades. Os programas estão disponíveis de forma gratuita no Spotify, no YouTube e no site da UNICEF.

Conteúdos abordados

Todos os episódios foram pensados com foco no desenvolvimento infantil, trazendo conteúdos diversos que podem ajudar crianças e famílias neste momento de isolamento social .

Amazônia – um conjunto de programas de rádio diários para crianças e famílias de todo o País, com foco na cultura amazônica – incluindo histórias indígenas, ribeirinhas, quilombolas e os saberes da região. Esses episódios da Amazônia são apresentados pelo educador paraense Leandro Medina e pela pesquisadora de culturas tradicionais Andrea Soares. Cada episódio traz lendas, histórias, brincadeiras e outros conteúdos inspirados nas diferentes culturas que formam a Amazônia Legal brasileira. Os programas buscam, ainda, apresentar reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pela infância na região.

Afro-brasileiro – podcasts reúnem histórias, brincadeiras e músicas que destacam a cultura negra no Brasil e promovem o enfrentamento ao racismo. Esses episódios trazem músicas, brincadeiras, curiosidades e histórias inspiradas na história e na cultura afro-brasileira, apresentados por contadores de histórias negros e quilombolas, incluindo Vovó Cici, Ivamar Santos, Suane Brazão, Kemla Baptista, Mafuane Oliveira e Samara Rosa.

Todos os conteúdos do “Deixa que Eu conto” são gratuitos e podem ser baixados por rádios de todo o Brasil. Cada programa está dividido em quadros (contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros), podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação. O importante é fazer com que os conteúdos cheguem a todas as crianças, em cada município brasileiro.

Participe da enquete

O UNICEF convida gestoras(es) de educação e professoras(es) a responder uma breve enquete sobre o Deixa que eu conto.

Se você já conhece a iniciativa, a sua opinião é muito importante para o desenvolvimento e aprimoramento dos conteúdos, ampliando as possibilidades de aplicação dos podcasts nas práticas educacionais. 

Se você ainda não conhece os podcasts, essa é uma ótima oportunidade de descobrir essa potencial ferramenta para o processo de aprendizagem de crianças.

Para participar, clique aqui ou envie a palavra DEIXAQUEEUCONTO para +55 (61) 9687-1768.

Saiba mais: Deixa que eu conto
Fonte: UNICEF