Uruguaiana fortalece ações conjuntas entre PIM e Estratégia de Saúde da Família

Uruguaiana fortalece ações conjuntas entre PIM e Estratégia de Saúde da Família

Representantes do Primeira Infância Melhor (PIM) estiveram em Uruguaiana (RS) na última sexta-feira (15). Na ocasião, elas se reuniram com a vice-prefeita e a secretária de Saúde do município, para tratar da integração das ações do PIM com as atividades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo foi sensibilizar as gestoras sobre a importância do trabalho conjunto entre visitadores e agentes comunitários de Saúde (ACS) no acompanhamento de famílias com gestantes e crianças de zero a seis anos através da visitação domiciliar.

A visita também teve como objetivo concluir a primeira etapa de formação de 30 novos visitadores para o PIM do local. A equipe estadual supervisionou as atividades realizadas pelos novos profissionais com as famílias.

O PIM foi implantando em Uruguaiana em 2003. Hoje, são atendidas, pelo Programa, cerca de 200 famílias, através de visitas domiciliares semanais. O município agora reúne esforços para atingir um total de 50 visitadores, que poderão atender até mil famílias. Ao mesmo tempo, a cidade implanta equipes de ESF com a participação de profissionais do Programa Mais Médicos e de agentes comunitários de Saúde.


 

Comente