XIV PIM Debate lançará guia de prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis

Dia 25 de novembro, das 10h às 11h30, acontecerá o último PIM Debate de 2020. “Estratégias de prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis” é o tema da décima quarta edição da live. Durante o webinar, será lançado o guia “Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis: O que os Agentes Comunitários de Saúde e visitadores(as) do PIM precisam saber?”.

Gabriela Dutra, assistente social, doutoranda em serviço social, especialista em Saúde da Família e Comunidade, membra do Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM vai conduzir o evento online. Os convidados serão Aline Sortica, enfermeira especialista em Saúde na Coordenação Estadual de IST/AIDS (SES/RS), Paulo Mário, médico neonatologista, coordenador da Unidade Neonatal do HNSC e especialista em Saúde da Saúde da Mulher (SES/RS) e Carol Rodrigues, sanitarista da SES/RS, especialista em Saúde, técnica da Coordenação Estadual de Atenção Básica, graduada em fisioterapia, com residência multiprofissional em Saúde da Família, especialista em Educação na Saúde e Saúde Coletiva e Impactos da Violência na Saúde e mestranda em Saúde Coletiva.

O XIV PIM Debate terá tradução simultânea em LIBRAS e será transmitido online  pelo site do PIM, pela página do PIM no Facebook e pelas páginas da Secretaria Estadual de Saúde no Facebook e no Youtube.

Transmissão ao vivo

Mande seu vídeo

Guia de Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis

O trabalho de visitação domiciliar possui um imenso potencial para o conhecimento dos territórios e percursos de vida das pessoas. Ele possibilita o acompanhamento dos processos de saúde-doença, visando as singularidades de pessoas, famílias e grupos.

Nesse sentido, o guia “Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis: O que os Agentes Comunitários de Saúde e visitadores(as) do PIM precisam saber?” tem como objetivo fortalecer o trabalho de visitadores(as) do Primeira Infância Melhor e de Agentes Comunitários(as) de Saúde no que diz respeito a prevenção, identificação e busca ativa para promoção de saúde em casos de transmissão vertical de HIV e sífilis.

A ampliação do conhecimento, das ferramentas e do repertório para trabalhar essa temática de forma transversal junto às famílias e territórios é de fundamental importância para a redução de índices de transmissão vertical no Rio Grande do Sul.

:: Serviço
Webinar XIV PIM Debate: Primeira Infância em tempos de coronavírus
Tema:  Estratégias de prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis
Data: 25 de novembro de 2020 das 10h às 11h30
Local: Online (www.facebook.com/PIMRS/livewww.facebook.com/SecretariadaSaudeRS
www.youtube.com/user/acsSESRS e www.pim.saude.rs.gov.br)