5º fascículo da Coleção Fazendo Arte com o PIM é lançado em Seminário

CFA-V-Fasciculo

Os trabalhos vencedores do I Prêmio Salvador Celia e as brincadeiras dos classificados no concurso agora compõem oficialmente a Coleção Fazendo Arte com o PIM. As produções fazem parte do 5º fascículo da publicação lançado pelo Primeira Infância Melhor (PIM) durante o XII Seminário da Primeira Infância, na última segunda-feira (26), em Porto Alegre.

No fascículo novo, foram contemplados, como vencedores, um representante de cada macrorregião de Saúde do estado entre aqueles que atingiram as melhores notas e atividades que foram organizadas por categorias. O lançamento foi conduzido pela organizadora dos quatro primeiros volumes, Ana Maria Reissig, e pela integrante do Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, Kelly Cunha, que representaram o organizador deste volume, Leonel Tozzi.

Kelly Cunha e Ana Maria Reissig em lançamento do fascículo durante o XII Seminário da Primeira Infância

Kelly Cunha e Ana Maria Reissig em lançamento do fascículo durante o XII Seminário da Primeira Infância.
Foto: Ascom/SES – Neusa Jerusalém/Marília Bissigo

Esta publicação vem consolidar uma importante iniciativa, especialmente porque coloca em prática o objetivo do programa, que é orientar as famílias, a partir de sua cultura e de suas experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças por meio da ludicidade. A base metodológica está no reconhecimento da importância do brincar.

I Prêmio Salvador Celia

Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, através do Departamento de Ações em Saúde – Primeira Infância Melhor – PIM e Estratégia de Saúde da Família – ESF, a primeira edição do Prêmio Dr. Salvador Celia é uma iniciativa voltada à valorização das boas práticas junto às famílias e comunidades atendidas.

Na oportunidade da 9ª Semana Estadual do Bebê, em 2011, o Prêmio Dr. Salvador Célia foi concedido, em modalidades distintas para 7 (sete) Visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e para 7 (sete) Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF/ EACS), conforme regulamentos descritos nos editais.

O concurso contou com as modalidades “Boas Práticas do Visitador do PIM”, que teve como tema “A promoção do desenvolvimento infantil e do vínculo afetivo através do brincar”, e “Experiências ricas e criativas da Estratégia Saúde da Família/Estratégia Agentes Comunitários de Saúde”, com tema “A promoção do desenvolvimento infantil e do vínculo afetivo através das orientações das equipes às famílias de acordo com a sua realidade e cultura”.

Este prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Célia, reconhecido Psiquiatra Infantil, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

V Fascículo

Conheça o quinto volume da Coleção Fazendo Arte e faça o download a seguir.

Download