Aberta inscrição para oficina PIM/PCF em Fórum da Faders em Três Coroas

A partir da missão de debater temáticas que envolvem Pessoas com Deficiência (PcD) e Altas Habilidades (PcAH), a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) realiza o 169º Fórum Permanente de Políticas Públicas para PcD e PcAH, que acontece em Três Coroas na próxima terça-feira (16). O evento conta com atividade destinada a visitadores, monitores e supervisores do Primeira Infância Melhor e Programa Criança Feliz (PIM/PCF), que tem como tema “Prevenção no Desenvolvimento Infantil: Sinais de Alerta”. É importante destacar que as inscrições para o fórum da Faders e para a oficina do PIM são feitas separadamente.

O encontro que reúne gestores, entidades representativas, profissionais e a sociedade, irá acontecer das 8h às 16h30 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na rua Águas Brancas 300, bairro Águas Brancas em Três Coroas.

Oficina do PIM

Para inscrição na oficina do PIM, é preciso preencher um formulário. Caso haja dúvida sobre as inscrições, é possível entrar em contato com Virgínia Eichler, técnica do Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, através do telefone (51) 3288-5888. A oficina do PIM tem 50 vagas destinadas aos visitadores, monitores e supervisores do PIM/PCF de Parobé, Riozinho, Rolante e Taquara. Porém, se as vagas não forem todas preenchidas, serão consideradas inscrições de outras regionais, de acordo com a data de inscrição.

A inscrição para a oficina do PIM deve ser feita por meio deste formulário (link).

Através do visitador domiciliar dos programas PIM/PCF, a criança com deficiência (CCD), até os seis anos de idade, recebe acompanhamento que visa a integralidade do cuidado para promoção da qualidade de vida junto à sua família.

Os profissionais, amparados por supervisão de equipe técnica intersetorial, com representantes das Secretarias da Saúde, Assistência e Educação municipais, observa, acompanha e monitora as crianças e suas famílias, por meio de visitas semanais com planos singulares de atendimento que visam à estimulação, o fortalecimento de vínculos e o protagonismo das famílias no crescimento e desenvolvimento das suas crianças.

Uma vez que as crianças estão inseridas na rede, o PIM e o PCF são, em potencial, uma importante estratégia de intervenção que possibilita a identificação de riscos ao Desenvolvimento Infantil, integrando a rede de serviços de saúde e assistência social.

Fórum Permanente da Faders

O fórum pretende propor alternativas, a fim de implantar e implementar políticas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social de PcD e PcAH. A oficina de “Acessibilidade Arquitetônica” debate parâmetros técnicos de projetos, construções, instalações e adaptações de edificações públicas, proporcionando autonomia e independência ao maior número de pessoas.

Em “Paradesporto”, inclui-se a prática da atividade física, respeitando a diversidade humana e mostrando diferentes possibilidades e caminhos para a realização do esporte. E “Políticas Públicas para Altas Habilidades” é um espaço de discussão sobre as políticas públicas direcionadas às altas habilidades e superdotação.

A inscrição para essas oficinas deve ser feita na página da FADERS (link).