Abertas inscrições para oficina PIM/PCF no 170º Fórum da Faders em Montenegro

Dando continuidade à missão de debater temáticas que envolvem Pessoas com Deficiência (PcD) e Altas Habilidades (PcAH), a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) realiza o 170º Fórum Permanente de Políticas Públicas para PcD e PcAH, que acontece em Montenegro no próximo dia 29 de maio. O evento conta com atividade destinada a visitadores, monitores e supervisores do Primeira Infância Melhor e Programa Criança Feliz (PIM/PCF), que tem como tema “Bebê e Criança com Deficiência: Direito à Infância”. É importante destacar que as inscrições para o fórum da Faders e para a oficina do PIM são feitas separadamente.

O encontro que reúne gestores, entidades representativas, profissionais e a sociedade, irá acontecer das 8h às 16h30 no Teatro Therezinha Petry Cardona, localizada na rua Capitão Porfirio, 2141, no centro de Montenegro/RS.

Oficina do PIM

Para inscrição na oficina do PIM, é preciso preencher um formulário. Caso haja dúvida sobre as inscrições, é possível entrar em contato com Virgínia Eichler, técnica do Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM, através do telefone (51) 3288-5888. A oficina do PIM tem 50 vagas destinadas aos visitadores, monitores e supervisores do PIM/PCF.

A inscrição para a oficina do PIM deve ser feita por meio deste formulário (link).

Através do visitador domiciliar dos programas PIM/PCF, a criança com deficiência (CCD), até os seis anos de idade, recebe acompanhamento que visa a integralidade do cuidado para promoção da qualidade de vida junto à sua família.

Os profissionais, amparados por supervisão de equipe técnica intersetorial, com representantes das Secretarias da Saúde, Assistência e Educação municipais, observa, acompanha e monitora as crianças e suas famílias, por meio de visitas semanais com planos singulares de atendimento que visam à estimulação, o fortalecimento de vínculos e o protagonismo das famílias no crescimento e desenvolvimento das suas crianças.

Uma vez que as crianças estão inseridas na rede, o PIM e o PCF são, em potencial, uma importante estratégia de intervenção que possibilita a identificação de riscos ao Desenvolvimento Infantil, integrando a rede de serviços de saúde e assistência social.

Fórum Permanente da Faders

O fórum pretende propor alternativas, a fim de implantar e implementar políticas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social de PcD e PcAH. A oficina de “Acessibilidade Arquitetônica” debate parâmetros técnicos de projetos, construções, instalações e adaptações de edificações públicas, proporcionando autonomia e independência ao maior número de pessoas.

Em “Paradesporto”, inclui-se a prática da atividade física, respeitando a diversidade humana e mostrando diferentes possibilidades e caminhos para a realização do esporte. E “Políticas Públicas para Altas Habilidades” é um espaço de discussão sobre as políticas públicas direcionadas às altas habilidades e superdotação.

A inscrição para essas oficinas deve ser feita na página da FADERS (link).

:: Programação
8h às 8h30: Credenciamento e apresentação artística
8h30 às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão
11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município
12h às 13h30: Intervalo
13h30 às 16h30: Oficinas temáticas
16h30: Encerramento

:: Serviço
Município: Montenegro
Data: 29/05/2019
Horário: Das 8h às 16h30
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona
Endereço:Rua Capitão Porfirio, 2141 – Centro – Montenegro/RS
Oficina do PIM: Bebê e Criança com Deficiência: Direito à Infância.