Ajude o PIM a escolher a modalidade do VIII Prêmio Salvador Celia

Premio-Salvador-Celia-2O PIM quer saber a sua opinião sobre a modalidade a ser escolhida para a oitava edição do Prêmio Salvador Celia. Em alusão aos 15 anos do Primeira Infância Melhor (PIM) comemorados em 2018, foram selecionadas três modalidades que oportunizam a narrativa de histórias reais de Visitadores e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e que podem compor uma publicação.

Por isso, sugerimos como opções três modalidades:

Scrapbook: Termo em inglês para “livro de recortes”. Uma técnica de personalização de cadernos, livros, cartas, poemas, álbuns de fotografias e agendas com recortes de fotos, textos, revistas, convites, embalagens e qualquer material que possa ser colado e guardado no interior do livro. O scrapbook permite a narrativa de histórias reais por meio do uso de textos e imagens, agregando outros elementos importantes e/ou decorativos.

Fanzine: Aglutinação dos termos “fã” e “magazine” ou “zine”, o fanzine é um formato de publicação amadora e popular produzido por entusiastas como mecanismo de ativismo cultural de forma a fomentar o compartilhamento de temas de interesse. A produção de fanzines é geralmente artesanal, digitada, escrita e desenhada a mão, utilizando colagem e, posteriormente, fotocopiada.

Biografia: Termo derivado do grego no qual “bio” significa “vida” e “grafia” significa “escrever”, é um gênero literário em que o autor narra sua própria história de vida, de outra pessoa ou até de várias pessoas. As biografias são compostas por elementos que relatem as histórias de vida por meio de texto, mas também pode incluir fotos.

O PIM também quer saber se você tem sugestão de outro formato para a comissão organizadora avaliar.

Prêmio Salvador Celia

O Prêmio Salvador Celia faz parte das comemorações da Semana Estadual do Bebê, comemorada de 18 a 24 de novembro e tem por objetivo a valorização das boas práticas de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Salvador Celia foi um reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. Em 2000, por iniciativa do psiquiatra foi criado o Dia do Bebê no município de Canela. A importância do evento levou o Governo do RS a instituir por decreto em 2003 as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê (23 de novembro) no calendário oficial do Estado. Desde então, o PIM passou a apoiar a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Clique aqui para conhecer as modalidades e ganhadores das edições anteriores do Prêmio Salvador Celia.


 

4 Comentários

  1. Quero Participar enviando uma Poesia e texto com relato de Visita com o Desenvolvimento da criança e fotos como Enviar… Facebook Donete Ramos.. Celular (51)994400657 sapp visitadora PIM.. Criança Feliz Tramandai RS

  2. Poesia..DESENVOLVIMENTO DA Gestante… A Gestante deve cuidada e por todos amparada. Está Minha Evolução para a vida… Estou aqui no útero de Minha Mãe… Nadando na água… Meu corpo está crescendo… Estou sentindo e Ouvindo o carinho de Minha Mãe… Falando comigo…amor..amor…Meu nenê meu viver… Escuto som vozes e me sinto muito amado..Minha Mãe fica preocupada com Minha saúde e Meu viver..Porque o mundo tenho Que enfrentar… Neste mundo tem Muita maldade.. E falt sinceridade… Mas ela quer..que meus Sonhos ..Eu consiga realizar..e muita felicidade encontra.. Poetisa Donete Martins Ramos.. Visitadora PIM e Criança Feliz Cidade Tramandai RS

  3. Poesia.. O início da vida…estamos juntos a Nossa mãe com a mesma alimentação… Isto é uma Ação do Nossa desenvolvimento somos um Elemento.. Que no mundo Quer chegar.. Na Nossa família vamos Habitar sem Reclamar.. Vem o desenvolvimento e o crescimento… Rico ou Pobre de Pés no chão… Brincando com o Peão.. Comendo um Pedaço de Pão… Em Frente ao fogão.. O no Quarto com Muitos Brinquedos… Novos por Mim desejados … No colo de Minha Mãe… Sendo alimentado… Ganhando Beijos e abraços… Sou FELIZ e Amado… Ou Descendo de Paraquedas em uma família que não sou desejado… Estão me chingando e me deixando de Lado… E eu não sou culpado… Quero ser alimentado Educado e Amado… Nasci em uma família de conflito estão brigando para ficar comigo… Sou criança e quero sua Atenção..seus cuidados e a sua Paixão… E você Adulto de para Mim o Melhor… Que poder… Hoje você me cuida…Quando estiver velhinho eu também vou te cuidar… Reserve um Tempo para Mim… Sente ao meu Lado… Vamos Brincar… Vamos Jogar Bola… E Cantar…chega de blá blá blá… Poetisa Donete Martins Ramos.. Visitadora PIM.. CRIANÇA FELIZ cidade Tramandai RS…

  4. Gostaria de deixar minha sugestão de abordagem para premiação Salvador Celia. Acredito que possamos pesquisar uma maneira de como podemos usar a tecnologia a nosso favor, contando histórias e mostrando realidades de todas vivências. Sugiro um curta-metragem feitos com nós e por nós visitadores domiciliares do PIM-SUAS & CF.
    Nossa equipe aqui de Imbé, litoral norte gaúcho já estamos bolando um roteiro simples mas com muita dedicação. Poesias são bonitas, trabalhos são admiráveis, mas imagens nos tocam. Obrigada e espero que tenham acesso a esse comentário.

Comente