Alto Alegre sedia 4º Encontro Regional do PIM

O município de Alto Alegre recebeu o 4º Encontro Regional de Formação Continuada do Primeira Infância Melhor (PIM), realizado ontem (3) pela equipe do PIM municipal com a participação dos municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e da 9ª CRS, entre os quais, Espumoso, Campos Borges, Tapera, Selbach, Ibirubá, Passo Fundo e Soledade. O objetivo do encontro é a integração e troca de experiências entre as equipes do PIM.

Na ocasião, o tema abordado foi “A importância do PIM para o desenvolvimento cognitivo”, ministrado pela atual diretora da Escola de Educação Infantil Gema Laner Ghisleni do município de Espumoso, professora Rosimara Pasini Rodrigues. A palestrante destacou a importância do desenvolvimento cognitivo, destacando o fato de que desde a concepção até o sexto ano de vida e, particularmente, de zero a três anos de idade, é formada a maior parte das conexões neurais, as chamadas sinapses, que ligam os neurônios uns aos outros, estabelecendo as bases das habilidades e competências que afetarão a aprendizagem, o comportamento e a saúde ao longo da vida.

A programação ainda foi composta por mesa com a equipe do PIM, o prefeito Gilmar Tonello e as secretárias da Educação, Rosane Puhl Dalberto, e da Assistência Social, Isolde Kuhn Dalberto.

Ao final, as visitadoras do município de Alto Alegre apresentaram os projetos desenvolvidos junto às famílias participantes do programa, e fizeram a entrega de um brinquedo para um representante de cada município, o qual poderão utilizar como ferramenta de trabalho.