Blogs do BID destacam replicabilidade do PIM

bid-pim-600

Os blogs Primeiros Passos e Ideação, páginas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que tratam do desenvolvimento infantil na América Latina e Caribe, deram destaque ao trabalho do Primeira Infância Melhor (PIM) em publicação na segunda-feira (17) e terça-feira (18), respectivamente. Com os títulos “Brasil, el más grande do mundo, también en primera infancia (sic)” e “Primeira Infância Melhor e Cresça com Seu Filho: uma experiência de cooperação entre o sul e o nordeste do Brasil”, artigos trazem experiência do PIM como programa replicado em diversas regiões do país e suas trocas de conhecimento na América Latina.

O texto retrata a replicabilidade do PIM partindo do questionamento: “O que tem este Programa que o faz tão popular e admirado?” O reconhecimento como tecnologia de desenvolvimento e de transformação social fez do Programa um exemplo de Política Pública que embasou o Ministério Público em 2012 a utilizar a mesma metodologia para desenhar projetos piloto de Visitação Domiciliar para o Desenvolvimento da Primeira Infância em outros municípios do Brasil.

Segundo o texto, projetos piloto como o Cresça com seu Filho  exigem um complexo exercício para replicar o PIM a uma realidade social, cultural e política distinta. Além de Fortaleza, o PIM apoia iniciativas similares nos Estados do Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Amazonas e Rondônia.

“O esforço colaborativo entre o sul e o nordeste brasileiros reforçou o significado de trabalho interfederativo, e há a expectativa de um período de intensa aprendizagem na fase de implantação do Programa Fortalezense – quando é preciso estar atento para incorporar lições e ajustar percursos. É importante ressaltar que o PIM também se origina de um exercício de replicabilidade, com base no projeto cubano Educa a tu Hijo, do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar – CELEP”

Os artigos são resultado de um convite feito ao PIM para escrever sobre a experiência de apoio ao Programa Cresça com Seu Filho. A equipe de Supervisão e a Coordenação do PIM desenvolveram o texto, que tem primeira versão em espanhol e agora em Português. A versão em espanhol foi replicada também no site Innovaspain.

Acesse as três publicações em:


 

01 Comentário

Comente