Caderneta da Gestante

Caderneta-da-Gestante

Um importante instrumento para a qualificação da atenção ao pré-natal que auxilia o profissional no cuidado à saúde e fornece relevantes informações à gestante sobre gravidez, parto e nascimento. Juntamente com as cadernetas, foram produzidas Fichas Perinatais e manuais para os profissionais de saúde.

Fundamental para o registro das informações de acompanhamento da gestação, deve ser parte essencial do processo de trabalho dos profissionais de saúde, sendo utilizada em todas as consultas do pré-natal. Cabe ao profissional de saúde anotar neste material os dados do pré-natal realizado pela mulher para que ela os tenha sempre consigo e outros profissionais possam consultá-los em caso de emergência.

As informações inseridas na caderneta podem apoiar o profissional no diálogo com a gestante, nas ações de educação em saúde e ajudam a gestante a esclarecer dúvidas e se preparar para o parto e a amamentação. A caderneta apresenta os direitos da gestante antes e depois do parto, cartão de consultas, exames e vacinas com espaço para anotações, dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, como tirar a certidão de nascimento e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê. Há ainda espaço para a mãe anotar suas dúvidas, sensações e colar fotografias do período de gravidez.

De acordo com nota informativa publicada no Portal da Saúde, durante o ano de 2014, a Coordenação Geral da Saúde das Mulheres, em parceria com o Departamento de Atenção Básica, trabalhou na elaboração e publicação da nova Caderneta da Gestante para contemplar as diretrizes de boas práticas na assistência ao pré-natal, parto e nascimento propostas na Estratégia Rede Cegonha e alinhadas à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

Desde dezembro de 2014, o Ministério da Saúde tem distribuído a nova Caderneta da Gestante e Fichas Perinatais diretamente às Secretarias Municipais de Saúde. Alguns municípios do Rio Grande do Sul já receberam exemplares conforme estimativa de gestantes SUS e a logística dos Correios. O instrumento está disponível também em versão digital.

Caderneta da Gestante

Download

Texto adaptado do Portal da Saúde / SUS.


 

2 Comentários

  1. Oi gostaria de saber quando nosso município de sapucaia do sul vai receber a nova cardeneta de gestação, seria muito importante..
    Obrigada

  2. Silione disse:

    Quando vamos receber as cadernetas de gestante?

Comente