Cavalete de pintura com caixa de pizza

Materiais:  Caixa de pizza grande, fita adesiva, caixa de leite vazia, tesoura, copos de plástico, caneta hidrocor, areia, jornal, papel branco ou papel-jornal grande, guaches e pincéis.

Preparação (adulto): Monte o cavalete – abra a caixa e fixe as suas extremidades a uma mesa, com fita isolante, de forma que a “dobra” fique virada para cima e os dois lados se tornem as áreas de pintura inclinadas. Se a mesa for pequena, centralize a caixa no meio para que as crianças possam alcançar o cavalete de ambos os lados. Fixe bem as extremidades inferiores à mesa. As crianças geralmente gostam de ficar em pé enquanto pintam, de forma que você deve colocar o cavalete a uma altura adequada.

Elabore um recipiente duplo para a tinta.  Faça buracos em uma caixa de leite para encaixar copos de plástico. Vire um copo plástico de cabeça para baixo no lado longo da caixa de leite, risque em torno dele duas vezes para fazer dois círculos localizados lado a lado. Utilize uma tesoura afiada para recortar as duas formas circulares (somente adultos). Pressione os copos verticalmente para dentro dos fundos. Eles devem ser de altura suficiente para que as bordas  fiquem para fora da caixa de leite. Para impedir que a caixa escorregue, encha-a de areia até a metade, e feche os furos.

Espalhe o jornal embaixo da mesa e na frente do cavalete.

Com fita adesiva, fixe uma folha grande de papel na frente ou atrás do cavalete de caixa de pizza.

Encha cada copo com tinta até a metade, e coloque o suporte próximo ao cavalete.

Ponha um pincel em cada copo e prepare-se para que as crianças misturem cores e pincéis.

Processo (criança): Mergulhe um pincel em tinta e pincele sobre o papel preso no cavalete.

Continue pintando, mergulhando pincéis em cores diferentes e observando como as cores se misturam sobre o papel. Pinte até estar satisfeito.

Quando estiver pronto, ajude a criança a remover a pintura úmida e leve-a para uma área de secagem. Prepare novas folhas de papel e faça tantas pinturas quantas o interesse permitir.

Dicas: Este cavalete não é tão resistente quanto o cavalete de mesa para desenho, mas funciona bem porque a pintura exige menos pressão do que o desenho.

Outros recipientes que podem servir para guardar várias cores de tinta são formas com compartimentos, caixas de ovos de isopor, potes de iogurte ou formas de gelo.

Para facilitar a armazenagem, o cavalete é desmontável.

Variações: Pintura em espaço negativo: recorte um círculo ou um triângulo grande de papel colorido e cole-o sobre a outra cor de papel. Observe como a criança escolhe pintar dentro, fora ou por cima da forma.

Preserve os trabalhos das crianças, enrolando-os e colocando-os em tubos internos de papel-toalha ou papel de embrulho.

Varie o tamanho, a cor e o formato dos papéis.

cavalete de pintura com caixa de pizza

 


 

Comente