Coleção Fazendo Arte

Colecao-Fazendo-Arte

Esta publicação vem consolidar uma importante iniciativa, especialmente  porque coloca em prática o objetivo do programa, que é orientar as famílias, a partir de sua cultura e de suas experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças por meio da ludicidade. A base metodológica está no reconhecimento da importância do brincar.

O brincar facilita o crescimento, o desenvolvimento afetivo e cognitivo, possibilita e conduz a relacionamentos grupais saudáveis. Estudos demonstram que, através de atividades lúdicas, a criança explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino aprendizagem e sua autoestima. O indivíduo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da sociedade, pois é ele quem faz descobertas, inventa e promove mudanças.

São nos primeiros anos de vida do ser humano que têm início os primórdios do processo imaginativo, da capacidade de viver criativa e construtivamente e da experiência cultural. Sendo assim, tudo que pudermos fazer por nossas crianças neste período significará uma importante herança, não somente na sua trajetória individual, mas também para seu entorno social e cultural.

Dessa forma, percebeu-se a importância e a necessidade de compor, junto com vários profissionais, uma coletânea que abrangesse as mais variadas manifestações culturais, de forma a instrumentalizar a família e mostrar, de modo significativo, a abrangência e relevância da ludicidade. Por constituir-se como equipe interdisciplinar, profissionais das áreas de educação, cultura, artes, saúde e serviço social uniram saberes e conhecimentos na construção deste material rico e criativo.

Na sua produção, além do trabalho de caráter interdisciplinar, ressalta-se o importante apoio institucional das Secretarias afins ao PIM, como Saúde, Educação, Justiça e Desenvolvimento Social e, em especial, da Secretaria da Cultura. Para compor esta coletânea, foi realizada vasta pesquisa de bibliografias importantes nesta área, a fim de construir uma obra com as mais diversas variações da cultura brasileira. Todo o conteúdo aqui compilado encontra-se referenciado nas bibliografias citadas ao final de cada volume.

A Coleção Fazendo Arte Livros Infantis – Atividades Lúdicas com o PIM irá trazer muitas brincadeiras, práticas e exercícios de interação para os pais ou cuidadores e suas crianças, sempre buscando fortalecer os vínculos familiares. Os livros contemplam múltiplas opções de atividades culturais direcionadas às crianças e suas famílias, objetivando o desenvolvimento de sua capacidade criativa, o bem estar físico, afetivo e emocional, além de suas habilidades artísticas dentro de um contexto cultural rico, em que recursos naturais poderão fazer parte de um novo cotidiano lúdico e criativo. Brinquedos e demais objetos sugeridos poderão ser confeccionados com materiais recicláveis, encontrados dentro da realidade das famílias, em especial daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A elaboração do material será realizada de forma lúdica, fazendo deste momento um diferencial que imprime, no objeto construído, o encantamento desta publicação.

Assim, esta coleção servirá como um excelente recurso sociocultural no desenvolvimento da primeira infância, objetivando oportunizar o contato dos leitores com o mundo da arte, facilitar o acesso a letras de músicas, cantigas e versos infantis, propiciar às crianças e suas famílias um contato mais direto com o universo das manifestações artístico-culturais, além de beneficiar a convivência familiar saudável e a leitura do mundo por meio da participação dos pais e filhos no desenvolvimento dos trabalhos propostos na coletânea. Estima-se que milhares de famílias tenham contato com este material, incentivando o interesse tanto da criança e de seus familiares, como de educadores, de gestores e da comunidade em geral.

O PIM orgulha-se do sucesso deste trabalho conjunto, que vem crescendo e amadurecendo ao longo dos anos e que beneficiará tantas famílias e crianças no Estado do Rio Grande do Sul. O despertar da atenção carinhosa e cuidadosa para a primeira infância garante uma mudança em direção a uma sociedade mais integrada, menos violenta e mais saudável. Se esta Coleção transmitir isso aos leitores, então terá atingido seus objetivos. Com imenso prazer apresentamos mais esta ferramenta para a sustentabilidade do Programa e de ações em prol da Primeira Infância.

Volume 01

O volume I aborda a criação de objetos como fantoches, máscaras e livros, oportunizando uma ligação entre crianças e famílias por meio do teatro e da expressão corporal.

Download

 

Volume 02

O volume II tem seu foco em artes plásticas, móbiles e dobraduras, incentivando, também, o desenvolvimento artístico das crianças – fator muito importante para o aprimoramento da motricidade e criatividade.

 

Download

Volume 03

O volume III apresenta às crianças e suas famílias opções criativas para confecção de brinquedos que irão valorizar a cultura, bem como a interatividade da criança com a arte.

Download

 

Volume 04

O volume IV traz música e poemas direcionados à primeira infância. A música tem o dom de encantar as crianças, sendo de grande importância não só como entretenimento, mas como auxílio no aprendizado da fala, no aprender a ouvir e na coordenação motora. A literatura contém a magia de criar um mundo de sonhos, propiciando o desenvolvimento da imaginação infantil.

 

Download

Volume 05

A primeira parte do fascículo apresenta os vencedores do Prêmio Salvador Celia 2011. Foram contemplados como vencedores, os representantes, um de cada Macrorregião de Saúde, que atingiram as melhores notas. A seguir, as brincadeiras dos classificados são organizadas por categorias de atividades.


Download

Central de Ludicidade

Na página inicial do PIM, temos a Central de Ludicidade, onde publicamos o conteúdo da Coleção Fazendo Arte e alimentamos com novas produções do PIM. Confira a Central de Ludicidade do PIM e prepare-se para muitas ideias de brincadeiras, práticas e exercícios de interação para os pais ou cuidadores e suas crianças.


 

12 Comentários

  1. Adorei o conteúdo, irei utilizar as dicas com meus alunos.

  2. Bom dia!
    Gostaria de saber como eu posso adquirir as coleções.
    Achei uma novidade incrível.
    Grata Elda.

  3. […] a Coleção Fazendo Arte, elaborada pela arte-educadora Ana Maria Reissig Oliveira, composta por 4 volumes de livros […]

  4. Boa Noite!
    Gostaria de saber como faço para adquirir a coleção.
    Adorei, as ideias são maravilhosas.

  5. […] recorrer a ela em diversas ocasiões. Para treinar ou testar se você tem uma boa memória, a Coleção Fazendo Arte traz sugestões de brincadeiras onde a prinicipal exigência é memorizar. Confira: […]

  6. ana bonifacio disse:

    Amei a programação, e também gostaria de saber como adquiri a coleção de livros.
    Estou ansiosa para começar o curso.

  7. Gostaria de saber como faço para adquirir a coleção.
    amei toda a coleção, são ideias ótimas a ser trabalhadas.

  8. Meire disse:

    Boa noite, sou Coordenadora do Programa Criança Feliz e gostaria de adquirir essa coleção, como faço???

  9. PIM disse:

    Olá a todas. Ficamos bastante honrados e felizes com o interesse e os elogios de vocês. A Coleção Fazendo Arte, no entanto, está disponível na versão impressa para os municípios com PIM implantado e, para os demais públicos, apenas na versão digital (PDF) nos links de download acima. Vale lembrar que qualquer reprodução do material precisa de referência à versão original, ok?! Um bom uso a todas.

  10. Dirce disse:

    Boa Tarde!
    Tentei fazer o download do volume 1, 2, 3 e 4 e não consegui. Apenas o 5. Só esse está disponível?
    Temos PIM implandado no município. Como fazemos para que nos enviem a Coleção?

  11. Dirce disse:

    Eu já consegui, favor desconsiderar a mensagem anterior. Obrigada.

Comente