Curso de enfermagem da UFRGS recebe palestra do PIM

A turma da disciplina Integradora II ENF02007 do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assistiu à apresentação do PIM realizada pela integrante do Grupo Técnico Estadual (GTE), a enfermeira Letícia Ratkiewicz Boeira, ontem (20) na Escola de Enfermagem. O convite foi feito pelas professoras doutoras Márcia Koja Breigeiron e Silvana Maria Zarth para apresentação em todos os semestres. A parceria acontece desde 2017.

Nesta ocasião, Letícia apresentou aos alunos a perspectiva que o PIM trabalha de olhar integral dedicado à criança com o título “O PIM na Atenção à Saúde da Criança e da Família: uma experiência de integralidade”.

Entre os alunos da turma, a ex-visitadora do PIM do município de Santana da Boa Vista de 2004 a 2006, Rafaela Cardoso dos Santos, afirmou que o PIM foi determinante para sua escolha profissional. “O PIM foi uma experiência maravilhosa. Foi o lugar onde eu me encontrei na área da saúde”, frisou.

Para Rafaela, o PIM foi importante na vida de muitas famílias. “[Em Santana da Boa Vista,] uma das crianças tinha parentes envolvidos no crime e, com o PIM, a gente conseguiu com que ela quebrasse esse ciclo, com que ela se voltasse aos estudos. Hoje, ela está quase se formando no ensino médio e é maravilhoso ter esse acompanhamento”, lembrou.