Encontro estimula troca de experiências entre Pinheirinho do Vale e Barra do Guarita

Encontro reuniu monitoras, visitadoras e integrantes do Grupo Técnico Municipal do PIM
(Foto divulgação)

A partir do objetivo de estimular a troca de experiências e conhecimentos proporcionados pelo Primeira Infância Melhor (PIM), uma formação continuada foi realizada com os municípios de Pinheirinho do Vale e Barra do Guarita, localizados na 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Reunindo dez integrantes do programa – visitadoras, monitoras e técnicas –  o  evento aconteceu na quinta-feira (24) na sede do PIM de Barra do Guarita.

O encontro abordou a trajetória do PIM nas duas localidades, reforçou o papel da atenção integral e avaliou a implementação do programa. Além desses temas, a formação debateu a visitação domiciliar e a ludicidade, avaliados como tecnologias de intervenção junto às famílias.

Monitora do PIM de Pinheirinho do Vale, Adriana Sirlei Muller Costa falou sobre a importância do monitoramento e da atuação do visitador como ferramentas que possibilitam a qualidade do programa. O fortalecimento da cultura de investimentos na primeira infância e a reflexão sobre lições aprendidas no cotidiano desta política pública também foram pautas do encontro.

PIM em Pinheirinho do Vale

O município aderiu ao Primeira Infância Melhor (PIM) em julho de 2004 e, atualmente, conta com oito visitadores que acompanham 142 famílias, nove gestantes e 148 crianças até os seis anos de idade. Desde a implantação do programa, já foram atendidas 702 famílias, 278 gestantes e 814 crianças.

PIM em  Barra do Guarita

O Primeira Infância Melhor (PIM) também foi implantado na cidade em julho de 2004. Hoje, o programa possui sete visitadores que realizam o atendimento de 127 crianças, duas gestantes e 122 famílias. Ao longo destes quinze anos, o PIM do município atendeu 637 crianças de 0 a 6 anos, 167 gestantes e 575 famílias.