Esteio realiza Capacitação Inicial de Visitadores do PIM

20170629_GabrielValenca_SelecaoPim_abre

Com o objetivo de capacitar os futuros estagiários do programa Primeira Infância Melhor (PIM), foi realizada, na última semana do mês de junho, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, a última atividade de uma série de aulas e palestras sobre o projeto.

A formação atende à Lei Estadual 12.522/2006, que regulamenta o programa no Rio Grande do Sul. Os estagiários selecionados irão atuar junto às equipes do programa atendendo o bairro São Sebastião, atuando junto às famílias. Para as seis vagas, foram capacitados 13 candidatos a estágio das áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia com a intenção de formação de equipe multidisciplinar de visitadores do PIM.

No encerramento da capacitação, o secretário municipal de Saúde, Gerson Cutruneo, e o prefeito, Leonardo Pascoal, conversaram com os candidatos. Pascoal falou sobre a persistência dos 13 candidatos de terem participado de toda a capacitação. “Muito bom ver que vocês todos chegaram até o final, pois estamos investindo dinheiro público aqui, para que esta capacitação pudesse ser realizada, e é extremamente gratificante ver que todos honraram com seus compromissos de realizar todas as horas”, afirmou o prefeito. Pascoal também destacou que os candidatos que ficarem de fora do PIM terão as portas abertas para realizarem um eventual estágio na Prefeitura de Esteio, na área da Saúde.

O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destacou que este é um trabalho muito importante para os cidadãos em situação de vulnerabilidade na cidade. “Vocês terão o prazer de modificar a vida de pessoas, pois este é um dos objetivos principais do trabalho na gestão pública, fazer de tudo para mudar as situações em que elas vivem”, disse o secretário.

De acordo com a coordenadora do programa, Juliana Flores, através das formações, com o total de 60 horas, foi possível mostrar aos postulantes às vagas a realidade do município. “Conseguimos apresentar como é a rotina diária do programa e o que os futuros estagiários encontrarão no seu trabalho. Um ponto que vale destacar é que não tivemos nenhuma desistência ao longo do processo, chegando com os mesmos 13 que havíamos iniciado a capacitação”, afirmou Juliana.

Texto adaptado de Prefeitura de Esteio.