Faders promove oficina de prevenção no Desenvolvimento Infantil

pcd

A criança com deficiência recebe dos programas Primeira Infância Melhor / Programa Criança Feliz (PIM/PCF), através do visitador domiciliar um acompanhamento que visa a integralidade do cuidado para promoção da qualidade de vida junto à sua família.

O visitador, amparado por supervisão de equipe técnica intersetorial, com representantes das Secretarias da Saúde, Assistência e Educação Municipais, observa, acompanha e monitora as crianças e suas famílias, através de visitas semanais com planos singulares de atendimento que visam a estimulação, o fortalecimento de vínculos e protagonismo das famílias no crescimento e desenvolvimento das suas crianças.

Para além do atendimento, uma vez que as crianças estão inseridas na rede, o PIM/PCF são, em potencial, uma importante via de identificação precoce de deficiências, além de disponibilizar informações em relação à rede de serviços de saúde e assistência social, fortalecendo a rede de suporte social das famílias.

Em parceria com a Faders, os programas PIM/PCF iniciam um ciclo de Formações Continuadas com a oficina temática: “Prevenção no Desenvolvimento Infantil: Sinais de Alerta”, integrada ao Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades e direcionada aos visitadores e monitores/supervisores do PIM/PCF.

O que é e como funciona este Fórum

O Fórum reúne Gestores Municipais, Entidades Representativas, Profissionais e a sociedade em geral para debater e propor alternativas, a fim de implantar/implementar Políticas Públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e Inclusão Social deste segmento.

O Fórum se estrutura através dos seguintes momentos:

Credenciamento, café e apresentação artística; Abertura Oficial; Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão; Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município; Oficinas Temáticas; Encerramento.

As oficinas temáticas abordam os seguintes temas:

Políticas Públicas para Altas Habilidades; Trabalho e Empreendedorismo; Atividade Física Inclusiva e Paradesporto: Da Teoria à Prática; Acessibilidade Arquitetônica.

As próximas oficinas com temática “Prevenção no Desenvolvimento Infantil: Sinais de Alerta” estarão vinculadas às datas e locais dos próximos Fóruns Permanentes, conforme agenda de eventos da FADERS.

As inscrições para esta oficina são destinadas a visitadores e monitores/supervisores do PIM/PCF, da Regional de Erechim (50 vagas), porém se se não forem todas preenchidas, serão consideradas inscrições de outras regionais, de acordo com a data de inscrição.

Inscrições

Envie seu pedido de inscrição para eliana-lira@saude.rs.gov.br com seu nome, município, telefone, e-mail e cargo/função. Para participar é necessário possuir cadastro no SISPIM. Mais informações pelo telefone telefone (54) 3522.1113.

Data: 17/07/18
Local: Salão de Atos -URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai – Campus Erechim
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1621, Fátima, Erechim.