Festa de Natal celebra 10 anos do PIM de Novo Hamburgo

Celebrando uma década de atuação no município de Novo Hamburgo, o programa Primeira Infância Melhor (PIM) realizou uma festa de Natal que contou com programação especial e reuniu 130 pessoas no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves no dia 15 de dezembro. O evento foi prestigiado  por vistadores do PIM da cidade, integrantes do Grupo Técnico Municipal (GTM) de Novo Hamburgo, famílias e crianças atendidas pelo programa e a representante do Grupo Técnico Estadual (GTE), Letícia Ratkiewicz Boeira.

Os dez anos de trajetória do programa no município foram comemorados com a exibição de um vídeo institucional com relatos de famílias, professores da rede, atuais e ex-vistadores do Primeira Infância Melhor de Novo Hamburgo. Além do curta, durante a festa, também foi apresentada a peça de teatro “Brincando de Natal”, do grupo Luz e Cena, e aconteceu a chegada do Papai Noel, que entregou presentes às crianças.

Representante do GTM da Saúde de Novo Hamburgo, a psicóloga Cristina Andréa Kray falou sobre o papel do Primeira Infância Melhor na criação e sustentabilidade dos laços familiares. “Com vínculo estabelecido, o PIM passa a ser referência para a família e a comunidade na busca de informação, orientação, e a aproximação à rede de serviços, ajudando as famílias a exercerem sua cidadania. A família passa a se envolver e interagir constantemente com seus filhos, percebe-se competente e com melhores condições de assegurar que seus filhos cresçam mais felizes, seguros e realizados, se desenvolvendo plenamente”, disse.

PIM em Novo Hamburgo

O município de Novo Hamburgo implantou o Primeira Infância Melhor em julho de 2008 e, atualmente, possui cinco visitadores que realizam o atendimento de 49 famílias, 53 crianças e três gestantes do município.  O programa atende o bairro Canudos, nas comunidades de Kipling, Vila Getúlio Vargas, Esmeralda e junto ao Arroio Pampa.

Nestes dez anos de caminhada, o PIM de Novo Hamburgo atendeu 734 famílias, 1.015 crianças e 91 gestantes. Também atuaram junto ao programa 102 visitadores, dezessete integrantes do Grupo Técnico Municipal, oito digitadores e sete monitores.