3 a 4 anos

A criança nesta idade quer realizar novas proezas. Ela já consegue correr com segurança em diferentes direções, saltar e até subir em alguns lugares; salta com segurança e/ou pula num pé só alternadamente. Com auxílio, ela pode vestir e tirar a sua roupa, além de abotoar. Já come utilizando o garfo, lava as mãos e vai ao banheiro sozinha.

A cor, a forma e o tamanho dos objetos lhe chamam muito a atenção. Começa a diferenciar e, com frequência, mesmo errando, se refere às cores pelo nome. Pode reconhecer os objetos pelo som e gosta de imitá-los. Nos seus diálogos inclui feitos inventados por ela. Repete algumas rimas e canções simples. Mostra curiosidade por tudo que a rodeia e, muitas vezes, pergunta o porquê das coisas. Quer conhecer tudo, saber o nome e para que serve. Nas brincadeiras, age como se fosse médico, motorista, papai ou mamãe utilizando objetos que na imaginação, são “ferramentas” de trabalho das pessoas que ela imita.

Nesse momento, a criança já tem condições de compreender o que são atitudes corretas ou inadequadas para cada situação. Ainda assim, em algumas ocasiões, pode culpar outras pessoas por coisas que ela mesma fez. Começa a compartilhar seus brinquedos com outras crianças, mostrando-se às vezes cooperativa, às vezes egoísta.

 

Confira o Guia da Família na Íntegra

Download

Comente