4 a 5 anos

A criança nesta fase coordena melhor os movimentos do corpo. Corre, salta, atira e recebe a bola com mais segurança. Cada vez é mais independente e pode fazer sozinha muitas coisas que antes precisava de ajuda. Veste-se, tira a roupa e consegue tomar banho sozinha. Decide do que brincar e busca os brinquedos e objetos que vai utilizar. Brinca com outras crianças compartilhando seus brinquedos. Mostra grande interesse por jogos imaginários.

Conhece melhor os objetos, compara e os diferencia por sua forma, tamanho e cor. Também é capaz de definir o lugar que ocupam no espaço, se estão acima, abaixo, perto ou longe. Pergunta com insistência sobre a causa de alguns acontecimentos: “Por que?”, “Como?”, “Para quê?”; são perguntas que faz continuamente. Expressa com clareza suas ideias, relata pequenas histórias, e se souber, canta pequenas canções e poesias.

Agrada-lhe ajudar pessoas conhecidas e realiza, contente, algumas tarefas simples que lhe peçam em casa. Aproveita a companhia de outras crianças e todos os momentos para brincar com elas.

 

Confira o Guia da Família na Íntegra

Download

2 Comentários

  1. Daiane disse:

    Boa noite! Já fui visitadora do programa, agora mãe. Adoro acompanhar o trabalho. Moro um tempo aqui mas, sempre que posso, visito o site para saber as novidades. Sucesso a todas!!!

  2. clair wepler disse:

    Bom dia!Tenho orgulho de dizer que fui visitadora por 1 ano e meio no meu município.Tinha um vinculo muito grande com as famílias que eu atendia na área urbana,fiz trabalhos maravilhosos e sempre muito bem recebida e com muito sucesso!Este ano completou 7 anos que estou de Monitora no Programa,faço meu trabalho como:Digitadora,coordenando,capacitando e acompanhando o trabalho de cada visitador.Tenho ainda para estes 4 meses que antecedem do final do ano,estamos com um cronograma de capacitações continuadas e orientações como:Nutrição na gestação,Amamentação,Carie dentária,Vacinas,Motricidade com crianças que tem dificuldades.Capacitação com Materiais Pedagógicos com a Equipe do GTM, representante da Assistência Social e Educação.Um Abraço à todos!!!

Comente