6 a 9 meses

Seu filho está crescendo e, certamente, você tem visto como ele já pode fazer muitas coisas. Seu papel tem sido fundamental, pois a alegria, a felicidade e a saúde da criança dependem muito de você. Agora seu filho já pode arrastar-se e/ou engatinhar. Ele se movimenta, fica sentado e em pé segurando-se na grade do berço e nos móveis. Ao final dessa faixa etária já pode tentar dar passos quando segurado pela sua mão. Se ainda não atingiu esse estágio de desenvolvimento continue estimulando-o, pois cada criança tem o seu ritmo!

Ele brinca com objetos de diferentes formas, tamanhos e cores. Estes são importantes, pois o bebê os examina, experimenta, guarda e retira os objetos de uma caixa ou pote, atira no chão, bate uns contra os outros, coloca uns dentro de outros e segura e transfere objetos de uma mão para outra. Procura aqueles objetos que foram escondidos perto dele e gosta de brincar atirando estes objetos repetidas vezes, mas logo reclamando para que alguém traga de volta.

Durante todo o primeiro ano ele está adquirindo habilidades para emitir e compreender os sons. Por isso, é importante que ele escute bem. Geralmente, atende quando chamado pelo nome. Reconhece, também pelo nome, as pessoas que estão mais em contato com ele e alguns objetos. Demonstra alegria quando você repete os sons que ele faz e, ao escutar, tenta imitar.

Nessa faixa etária já compreende as expressões “não” e “tchau” e procura a fonte sonora nos lados e embaixo.

Já imita sons simples, como: “au au”, “co có”, “dá”, “bum bum”, “miau”, “qua qua”, “mama”, “papa”.

 

Confira o Guia da Família na Íntegra

Download

Comente