I Cine Debate: Primeira Infância em Foco

Cine-Debate-940

Data: 23 de novembro
Local: Cine Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Horário: 13h30 às 16h
Filme: O Começo da Vida, de Estela Renner – O filme fala da importância dos primeiros anos de vida. Em uma volta nos quatro cantos do mundo, o documentário faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.
Debatedora: Giuliana Chiapin – Psicóloga pela PUCRS, mestre em Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil pela Tavistock Clinic/University of East London – UK. Docente do curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica do ESIPP, coordenadora do comitê O Psiquismo dos Bebês na SPRGS. Sócia fundadora da Investir Infância.
Promoção: Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde, Departamento de Ações em Saúde, Primeira Infância Melhor
Apoio: Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEDACTEL); Cinemateca Capitólio e Sociedade de Psicologia do RS (SPRGS)
Objetivo: Debater, com apoio de especialistas da SPRGS, sobre a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento humano e o papel das políticas públicas na atenção às famílias para o fortalecimento de suas competências. Após o filme, será aberto um espaço de debate, onde o público poderá interagir com os debatedores, à luz das ideias trabalhadas no filme.
Público prioritário: Equipes municipais do PIM, estudantes e trabalhadores da saúde, educação e desenvolvimento social.
Entrada: Gratuita

Filme: O Começo da Vida

Sinopse

ocdv-cartaz-todos

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a ser um agente de mudança na sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Um movimento global a partir de um filme. O filme é só o começo. Vamos juntos construir uma nova realidade!

Trailer

Semana do Bebê

A Semana do Bebê e o Dia do Bebê compõem o calendário oficial de eventos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde 2003. Desde então, o Primeira Infância Melhor (PIM) promove e apóia a realização da Semana do Bebê em todo o Estado, especialmente nos municípios que desenvolvem a política. Nos municípios são promovidos eventos científicos e o Dia do Bebê,  o que incluí a passeata dos bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras, encontros, palestras, oferta de serviços à população, além de várias atividades afins.

Em 2017, a Semana do Bebê promovida pelo Governo Estadual contará com três atividades: I Cine Debate: Primeira Infância em foco; Simpósio da Primeira Infância e V Encontro Estadual de Visitadores; e VII Prêmio Salvador Celia.

Mapa