Simpósio da Primeira Infância

Semana-do-Bebê-2017-Simposio-940

Data: 27 de novembro
Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS
Horário: 8h30 às 17h
Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde, Departamento de Ações em Saúde e Primeira Infância Melhor (PIM)
Apoio: Gabinete da Primeira Dama do RS; Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH); Presidência da Assembleia Legislativa do RS e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

 

 

 Programação

Horário Tema Palestrante
8h30 às 9h Credenciamento
9h às 10h30 Solenidade de Abertura e Entrega do VII Prêmio Salvador Celia
10h30 às 10h45 Lançamento da Publicação “Primeira Infância Melhor. Transformando a atenção aos primeiros anos de vida na América Latina: desafios e conquistas de uma política pública no sul do Brasil” Karine Verch: Pedagoga, Mestre em Educação, Coordenadora de Pesquisas no PIM e autora da publicação.
Florencia Boo: Economista Sênior de Proteção Social da Divisão de Proteção e Saúde Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Eduardo Marino: Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Coordenação de mesa – Gisele Silva: Nutricionista, especialista em Gestão em Saúde e coordenadora adjunta do PIM.
10h45 às 11h Cordel para Salvador Celia Rosângela Souza: Assistente Social, Doutora em Serviço Social e Coordenadora do Programa Criança Feliz no Piauí
11h às 12h Funções Executivas do Cérebro e Desenvolvimento na Primeira Infância Lino de Macedo: Professor Titular do Instituto de Psicologia USP, membro da Academia Paulista de Psicologia, assessor pedagógico do Instituto Pensi, FJLES, e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
Coordenação de mesa – Carolina Drügg: Pedagoga, Mestre em Educação e equipe estadual do PIM.
12h às 13h30 Intervalo para Almoço
13h30 às 14h00 Momento Cultural – Escola Preparatória de Dança da EMEF Senador Alberto Pasqualini, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Porto Alegre
14h às 14h30 Movimento Eles por Elas – ONU Mulheres Karen Lose: Bióloga, Mestre em Engenharia Ambiental, Educadora Popular, Militante Feminista e Coordenadora do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas da Onu Mulheres.
Coordenação de mesa – Elson Farias: Médico, diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS).
14h30 às 15h30 Comportamento e Cultura Infantil: o brincar, o consumo e a importância de proteger a criança Inês Vitorino: Dra. em Ciências Sociais. Coordenou o projeto de implantacão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, no qual é docente vinculada à linha de mídias e práticas socioculturais. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM – Núcleo UFC) e coordenadora do Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia.
Coordenação de mesa – Márlio Esmeraldo: Comunicador Social, mestrando em Desenvolvimento Humano e equipe estadual do PIM.
15h30 às 16h30 A família reinventada Diana Corso: Psicanalista Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Colunista da Revista Vida Simples. Publicou o livro Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis, em 2005, e Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia, em 2010, finalistas do Prêmio Jabuti.
Coordenação de mesa – Luciane Pujol: Psicóloga, Psicoterapeuta/IEPP, Mestre em Desenvolvimento Regional e equipe estadual do PIM.
16h30 às 17h Linha de Cuidado Intersetorial Materno Infantil no Sistema Prisional: Promoção do desenvolvimento da primeira infância e o cuidado com a mulher em situação de prisão Kênia Fontoura: Psicóloga, Especialista em Gestão do Capital Humano e Impactos da Violência na Saúde e equipe estadual do PIM.

Coordenação de mesa – Renata Dotta: Psicóloga, Mestre em Psicologia, Doutora em Ciências da Saúde, Métodos Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças e Coordenadora da Política Estadual de Atenção Básica à Saúde Integral da Pessoa Privada de Liberdade no Sistema Prisional, Secretaria Estadual da Saúde.

17h Encerramento

Convidados

lino-site karen-site ines-site2 diana-site

Semana do Bebê

A Semana do Bebê e o Dia do Bebê compõem o calendário oficial de eventos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde 2003. Desde então, o Primeira Infância Melhor (PIM) promove e apoia a realização da Semana do Bebê em todo o estado, especialmente nos municípios que desenvolvem a política. Nos municípios são promovidos eventos científicos e o Dia do Bebê, o que inclui a passeata dos bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras, encontros, palestras, oferta de serviços à população, além de várias atividades afins.

Em 2017, a Semana do Bebê promovida pelo Governo Estadual contará com três atividades: I Cine Debate: Primeira Infância em foco; Simpósio da Primeira Infância e V Encontro Estadual de Visitadores; e VII Prêmio Salvador Celia.

Inscrição

Mapa