III Seminário Internacional da Primeira Infância

III-Seminario

logo-iii-sipi

“O ambiente familiar no desenvolvimento infantil”
De 24 a 25 de novembro de 2005
Salão de Atos da PUC/RS – Porto Alegre/RS

Objetivos

Propiciar trocas de conhecimentos e experiências entre teóricos, pesquisadores, educadores nacionais e internacionais, técnicos de diferentes especialidades e entre o público participante sobre a importância do contexto sócio-cultural das famílias e comunidades no desenvolvimento integral das crianças, em especial de 0 a 6 anos.

Divulgar trabalhos, pesquisas e experimentos tanto da via institucional como da via não-institucional sobre a questão da cultura e da família no desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 6 anos.

Expor experimentos, materiais didático-pedagógicos e de referência do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) realizados junto às famílias e crianças, de 0 a 6 anos, dos municípios que aderiram ao Programa no Estado do Rio Grande do Sul.

Palestrantes

  • OSMAR TERRA
    Médico Cardiologista, Deputado Federal licenciado para exercer a função de Secretário Estadual da Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS). Sócio Fundador do Instituto Zero a Três (ONG). Autor da obra Entenda Melhor suas Emoções.
  • ARITA BERGMANN
    Assistente Social, Diretora do Departamento de Assessoria Técnica e de Planejamento e Gerente do Programa Primeira Infância Melhor da SES/RS. Publicações nas áreas da Municipalização da Saúde e do Meio Ambiente. 
  • LEILA ALMEIDA
    Assistente Social, Especialista em Terapia de Famílias e de Casais, Coordenadora Geral do Programa Primeira Infância Melhor da SES/RS. Consultora UNESCO. Publicações nas áreas da Municipalização da Saúde e do Meio Ambiente.
  • SALVADOR CELIA
    Pedopsiquiatra pós-graduado pela Universidade da Califórnia e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS). Laureado com o Prêmio “Sonya Bemporad”, da World Association for Infant Mental Health, pela contribuição ao avanço de políticas públicas para a saúde mental dos bebês e de suas famílias.
  • JADERSON COSTA DA COSTA
    Neurologista, Research Fellowship em Neurofisiologia Clínica pela Universidade de Harvard. Mestre em Ciências Morfológicas (Neuroanatomia), Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Doutor em Ciências. Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da PUCRS e Diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS.  
  • JAIRO ALBERTO ZULUAGA GOMEZ
    Bogotá/Colômbia Médico-cirurgião, pesquisador, especialista em Educação Médica (França), Pós-graduado em Neurociência. Pós-graduado em Neurologia do Desenvolvimento (Espanha). Doutorando em Bio tecnologia. Autor de várias publicações na área de Neurociência. Prêmio Docente Destaque da Universidade Nacional da Colômbia.
  • ANGELA NUNES
    Lisboa/Portugal Mestre e Doutora em Antropologia. Pesquisadora Associada do Programa de Pesquisa sobre os Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro, UFBA. Desenvolve pesquisas na área da Antropologia da Infância com enfoque na Etnologia Indígena Brasileira. Atualmente realiza investigações sobre a infância com minorias étnicas no contexto europeu.  
  • PATRICE SCHUCH
    Mestre e Doutora em Antropologia Social. Pesquisadora Associada do Núcleo de Antropologia e Cidadania da UFRGS (NACI/UFRGS). Profª. do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria. Menção Honrosa no II Prêmio ABA/FORD de Antropologia e Direitos Humanos, na categoria Doutorado, Associação Brasileira de Antropologia e Fundação FORD, em 2002.  
  • MARCO ANTÔNIO FETTER
    Doutor em Sociologia da Família pela Universidade de Deusto (Bilbao-Espanha). Consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil, em Família. Vice-Presidente da Red Iberoamericana de Trabajo con las Famílias (Santiago do Chile). Consultor da Organização Mundial da Família (OMF) – (Montreal – Canadá). Criador da Universidade da Família (UNIFam). Presidente da Editora da Família (EDIFam). Diretor-Presidente do Instituto de Ciências da Família (ISCFam). Presidente da Rede Brasileira de Estudos da Família (REBRAF).
  • RUBEM ALVES
    Educador, escritor, psicanalista e Professor Emérito da Universidade de Campinas. Membro da Academia Campinense de Letras. Medalha “Carlos Gomes” de incentivo à cultura. Diversas publicações na área da Filosofia, Educação, Literatura Infantil, Política e Teologia.
  • ANNA LÚCIA CAMPOS (Chacarilla/Perú)
    Educadora. Pós-graduada em Neuropsicologia e Mestre em Neurociência Aplicada à Educação. Doutoranda em Pedagogia. Criadora e Diretora Geral do “Projeto Educativo para o Desenvolvimento Humano”. Diretora Geral do Centro para o Desenvolvimento Infantil “Learn and Play”. Presidente da Associação Educativa para o Desenvolvimento Humano. Membro da Rede Nacional de Promoção da Infância no Perú. 
  • MARIA GUADALUPE RODRIGUEZ MARTÍNEZ
    Monterrey/México Graduada em Direito e Ciências Sociais. Professora de Biologia no Ensino Fundamental. Doutora em Educação Pré-Escolar. Diretora da Rede de Escolas Infantis da Frente Popular “Tierra y Libertad” (Escolas CENDI) no Estado de Nuevo León, México. Fundadora , assessora e conselheira da Escola Preparatória Emiliano Zapata. Detentora de vários prêmios honoríficos na área de Educação Infantil.
    A Dra. Maria Guadalupe Rodriguez Martinez foi representada pelo Dr. Bernardo Aguilar Montiel. 
  • MARIA AUXILIADORA GONZÁLEZ
    Caracas/Venezuela Educadora, Pós-graduada em Metodologia de Pesquisa. Pesquisadora do Instituto de Previsión y Asistência do Ministério da Educação (IPASME) da Venezuela. Diretora da Educação Pré-Escolar do MEC na Venezuela. Articuladora de propostas alternativas de atenção integral de 0 a 6 anos.  
  • MARYLIN BENOIT
    Washington/USA Psiquiatra de criança e adolescente. Ex-Presidente da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e de Adolescente (AACAP). Professora Adjunta de Psiquiatria do Centro Médico da Universidade de Georgetown. Representante da AACAP junto ao Conselho Nacional da Associação Médica Americana de Violência Familiar. Médica Clínica Geral e Administradora de Programas de Saúde e de Liderança na área médica (abuso sexual na infância, violência na TV e na mídia, violência social, suicídio na adolescência e gravidez na adolescência).  
  • HANS DONNER
    Formado em Desenho Gráfico em Viena e fundador do Departamento de Videographics da TV Globo, com trabalhos expostos e premiados internacionalmente. No Brasil, obteve várias premiações pelos seus trabalhos de videographics, além de publicar dois livros. Atualmente Diretor de Artes Gráficas da TV GLOBO.
  • ANNE FRICHET (Paris/França)
    Psicóloga do Centro de Cuidados Infantis e do Serviço de Pediatria Neonatal do Instituto de Puericultura. Diretora do COPES – organização para formação continuada nos Programa de Saúde Mental da Infância, adolescente e das famílias.  
  • SERGIO AMOROSO
    Presidente do Grupo Orsa. Instituidor da Fundação Orsa – entidade sem fins lucrativos com mais de um milhão de atendimentos a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Presidente do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo. Diretor-Presidente do Instituto VIDI – organização sem fins lucrativos que atua na prevenção da cegueira e da baixa visão na infância.  
  • ALVANA BOF
    Doutora em Educação pela The George Washington Universtity-EUA; Oficial de Programas em Educação da Unesco; Responsável pela área de Educação para Todos; Membro do Grupo Gestor do Projeto “Revisão de Políticas e Serviços de Educação Infantil no Brasil.
  • GABY FUJIMOTO (Washington/EUA)
    Especialista Senior em Educação. Consultora e Gerenciadora de Projetos e atividades relacionadas ao Desenvolvimento na Primeira Infância. Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Social e da Educação, em Washington. Representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a América Latina. Responsável por ações de apoio ao desenvolvimento da Primeira Infância (programas institucionais e não-institucionais) junto ao Banco Mundial.
  • HUMBERTO GUTIERREZ SOTELO (Santiago/Chile)
    Pesquisador, Psicólogo, Docente e Coordenador de Projetos do Instituto Matríztico. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Chile. Mestre em Psicologia Social. Membro da equipe do Prof. Dr. Humberto Maturana na área de estudos sobre Filosofia Natural. Catedrático do Departamento de Psicologia da Universidade Academia de Humanismo Cristão. Professor Adjunto na Pós-Graduação de Ecologia Humana da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile.
  • JAVIER LEPE HONORES (Santiago/Chile)
    Pesquisador, Docente e Coordenador dos Projetos do Instituto Matríztico. Membro da equipe do Prof. Dr. Humberto Maturana. Diretor da Área de Saúde Mental do Centro de Saúde Familiar Cristo Vive na comunidade de Ricoleta. Realiza trabalhos na reabilitação de menores em Centros Ambulatoriais e Penitenciários do Chile. Catedrático de Psicoterapia Sistêmica da Faculdade de Psicologia da Universidade Academia de Humanismo Cristão.
  • HUBERT MONTAGNER (Bordeaux/França)
    Diplomado em ciências naturais e pesquisador do INSERM em Bordeaux. Diretor do Departamento de Psicofisiologia e Psicopatologia do Desenvolvimento da Universidade de Bordeaux/França. Consultor Internacional de diversos organismos.

Apresentações

Programação

IIISeminarioInternacional-ProgramaCompleto

Folder

Galeria de Fotos


 

Comente