Incentivo a Leitura durante a Gestação e na Primeira Infância no Município de São José do Inhacorá

Na segunda-feira do dia 04 de Junho de 2012, foi implantado no Município de São José do Inhacorá, no Grupo de Gestantes Esperando Bebê, o Projeto Incentivo a Leitura durante a Gestação e na Primeira Infância tendo por responsáveis o Grupo Técnico Municipal- GTM e as visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor- PIM.

O projeto tem como objetivo propor ações educacionais com o objetivo de despertar e sensibilizar a gestante, pais, cuidadores e bebês para a leitura a  longo prazo e favorecer o desenvolvimento afetivo sadio entre pais-bebê e mostrando que a hereditariedade não pode e não deve ser o destino imutável de uma criança.

Tem como ações principais ofertar palestras para conscientizar e sensibilizar a gestante para a importância da leitura, propiciando atividades de leitura direcionadas à gestante e crianças de 0 – 3 anos de idade, aos pais ou cuidadores.

A consultora da UNESCO Rita de Cassia Tussi, Mestre em Literatura coloca que “A leitura não pode mais ser considerada um ato de decodificação de palavras e textos entre os educadores contemporâneos. Ler, nos dias de hoje é um ato de entendimento dos contextos que se inicia no nascimento.”

Desta forma uma intervenção precoce de leitura com ações respectivas que envolvem canções, histórias, brincadeiras e muita afetividade a partir da gestação construiremos futuros leitores, com autonomia, crianças que tem o prazer da leitura, tornando este momento especial.