PIM/PCF promove atividades do Mês das Crianças em vários municípios do RS

Desde o início de outubro, as equipes municipais do Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF) promovem diversas atividades por todo o estado do Rio Grande do Sul em alusão ao Mês das Crianças. Confira algumas atividades realizadas nos municípios gaúchos.

Porto Alegre

A equipe do Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM-PIA) deu início às comemorações participando da 1° edição do projeto “Dê um presente para o futuro”, idealizado pela primeira dama de Porto Alegre, Tainá Vidal, e pela prefeitura de Porto Alegre, com realização das mulheres unidas do POA Solidária e apoio da anfitriã NAU, Camila Borelli.

O PIM PIA participou durante todo o evento com o apoio voluntário das visitadoras e da coordenadora Tatiane Bernardes. O evento foi realizado no NAU Live Spaces na zona norte da capital e contou com a participação de aproximadamente 1000 crianças de escolas públicas da zona norte de Porto Alegre. As crianças participaram de circuitos de atividades, onde aprenderam sobre desenvolvimento sustentável e cuidados com o meio ambiente.

Foram realizadas atividades lúdicas como contação de histórias, onde as crianças foram apresentadas de forma lúdica aos temas ambientais, espaço de horta, com informações sobre alimentação saudável e a importância de diversificar os alimentos. Atividades de recreação também estavam disponíveis, como cama elástica, óculos de realidade virtual, pintura de rosto, dentre outras. Foram servidos lanches para as crianças, como pipocas, bolos e chocolates, além dos alimentos utilizados na oficina da horta. 

Ainda nas comemorações do mês das crianças, o PIM PIA participou de eventos nas comunidades, organizados por lideranças e apoiadores. A equipe do PIM PIA Vila Safira, localizada no bairro Mario Quintana, em parceria com projeto Vó Chica, Unit Poa, Portal da Vida, Luiz Sibenberg e amigos, realizaram, no dia 12 pela manhã, a entrega de brinquedos para aproximadamente 300 crianças da Vila Safira. No sábado à tarde, foi a vez da equipe Ramos tarde, localizada no bairro Rubem Berta, auxiliar na festa das crianças no loteamento bosque, que atendeu as crianças da comunidade.

A festa contou com organização da liderança comunitária, Priscila Aguiar, apoio de outras lideranças da comunidade, da escola Imperatriz dona Leopoldina, MC Jean Paul, dentre outros colaboradores, que realizaram distribuição de brinquedos e lanches para a comunidade. O evento teve a participação de aproximadamente 200 crianças.

Frederico Westphalen

Na primeira quarta-feira do mês (2), aconteceu uma festa para as crianças atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz (PIM/Criança Feliz) em Frederico Westphalen. O evento ocorreu na Senger’s Festas e reuniu cerca de 350 crianças acompanhadas de seus pais e responsáveis, além das gestantes também atendidas pelos programas.

O encontro teve como objetivo celebrar a data, proporcionando diversão com brinquedos infláveis, apresentação de palhaço, além de incentivar a socialização entre as famílias. Durante a comemoração, os participantes da festa puderam desfrutar de comidas como cachorro quente, crepe, algodão doce, geladinhos e refrigerante. Ao final do evento, as crianças foram presenteadas com bonecas e carrinhos.

Venâncio Aires

O Primeira Infância Melhor de Venâncio Aires realizou evento alusivo ao Dia das Crianças na quinta-feira (10). Cerca de 120 participantes cadastrados no programa tiveram um momento de lazer e integração.

A ação ocorreu das 10h até 15h, no Parque do Chimarrão. Houve brincadeiras e lanche. O PIM/Criança Feliz de Venâncio Aires atua nos bairros Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Vila Tata, Loteamento Tirelli, Macedo, Aviação, Battisti, Coronel Brito E Brands.

Fonte: RVA

Tapera

Na tarde da quarta-feira (9), as famílias atendidas pelo Primeira Infância Melhor de Tapera estiveram reunidas para comemorar o Dia das Crianças. O evento, batizado de PIMLÂNDIA no município, foi realizado na sede da Cotrisoja (AFUCO) e contou com atividades, brinquedos, lanche e confraternização. Durante a tarde, os cuidadores interagiram e brincaram com as crianças.

Visando o fortalecimento das competências familiares para educar e cuidar de suas crianças e construindo vínculos familiares, relacionamentos sociais saudáveis e integração na sociedade, o 7º PIMLÂNDIA trouxe o protagonismo da família/cuidador na responsabilidade do desenvolvimento integral da infância.

Barra do Guarita

O encontro do Dia das Crianças de Barra do Guarita ocorreu no centro comunitário e na praça municipal. O evento contou com apresentação da Cachinhos Dourados, conversa com a fisioterapeuta Renata Cansi e brincadeiras ao ar livre como danças, brincadeiras de roda e muito mais. Em seguida, houve lanche e entrega de presentes para as crianças.

Pinhal

No município de Pinhal, foram realizadas atividades de recreação com brincadeiras para comemorar o dia das crianças na sede da Creluz – Fundaluz, no dia 9 de outubro. Cerca de 650 pessoas participaram do evento, entre professores, monitores, alunos de todas as escolas, equipe de profissionais, crianças e seus familiares atendidos pelo PIM do município.

A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Turismo. No final do encontro, a equipe do PIM distribuiu quadrinhos mágicos para as crianças que participaram da atividade.

Rio Grande

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Primeira Infância Melhor de Rio Grande realizou um divertido passeio ao Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de C. Rios em comemoração ao Dia da Criança. Na quarta-feira, foram levados para o passeio as famílias dos bairros atendidos na área litorânea desde o Corredor do Leopoldo, Querência, Parque Guanabara, Indígenas resididos no Horto Municipal do Cassino, Barra, Mangueira, Santa Tereza, Navegantes e BGV. Já na quinta-feira, foram contempladas as famílias dos bairros da zona rural como Povo Novo, Indígenas resididos no interior da Palma, Quinta, Quintinha, Santo Antônio e zona oeste como Cidade de Águeda, Castelo Branco I e II, Santa Rita, São Miguel, São João e Bernadete.

O intuito da ação, realizada com o apoio da Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbanos e ações entre amigos do programa, foi levar as crianças para conhecer a exposição de animais que inclui peixes, anfíbios, um leão-marinho, alguns pinguins e esqueletos de boto, baleia-jubarte e orca. Além da recreação do piquenique, a ação promove cultura e educação aos atendidos pelo PIM, seus irmãos e cuidadores.

Vacaria

No dia 19 de Outubro, a praça Daltro Filho de Vacaria foi palco de uma tarde com muitas brincadeiras, algodão doce, pipoca, fotos com personagens de histórias infantis, aulas de trânsito, confecções de Carteirinha de Pilotos de Mini Truck e passeio de Mini Truck para as crianças assistidas pelo Primeira Infância Melhor. Com parceria do Cededica e do projeto social Mini Truck da Trans Cavalinho, a ação contou com a presença de visitadoras e da comunidade em geral.