Novo Hamburgo realiza IV Semana Municipal do Brincar

A Semana Municipal do Brincar, instituída no calendário oficial de eventos do município de Novo Hamburgo através da Lei Municipal Nº 2909/2016 tem, entre seus objetivos, a valorização do brincar, o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras, o estímulo e apoio ao reconhecimento do brincar ao longo da vida, bem como o reconhecimento do bem-estar físico e emocional que a brincadeira produz em todas as fases da vida.

Comemorada na última semana do mês de maio, em alusão ao Dia Internacional do Brincar (28/05), no município as atividades ocorreram  entre 20/05 e 02/06/2019. As Secretarias Municipais, Associações, Clubes, Escolas Públicas e Privadas participam ativamente da programação da Semana Municipal do Brincar, articulando ações e propostas em torno do tema, estendendo a programação aos espaços públicos e à comunidade hamburguense. Neste ano, a Semana falou sobre a diversidade: de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas com o tema: “O brincar que abraça a diferença”, que busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças.

O PIM de Novo Hamburgo na IV Semana Municipal do Brincar

O PIM de Novo Hamburgo participou da IV Semana Municipal do Brincar realizando uma atividade em conjunto com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Tancredo Neves, convidando todas as famílias para brincar junto. A atividade ocorreu dia 25/05 das 8 horas às 11 horas no pátio da escola. Durante a ação, houve confecção de balangandãs, penas de pau, desenhos, amarelinha e outras brincadeiras.

No dia 23, a equipe do PIM participou do Cine Debate: Infância Falada – Histórias de Transformação Baseadas no Diálogo, uma obra produzida pela Conta Pra Mim Filmes, que tem direção de Hermílio Santos e Kamila Almeida. A exibição ocorreu na Casa das Artes, no Centro de Novo Hamburgo. Antes da exibição do filme, o Prof. Dr. Hermílio Santos (PUC/RS) apresentou os resultados de sua pesquisa e, logo após, houve debate entre o diretor do documentário e Prof. Dr. Hermílio Santos (PUC/RS), a jornalista Marina Mentz (FEEVALE) e o público.

Infância Falada – Histórias de Transformação Baseadas no Diálogo

O documentário Infância Falada – Histórias de Transformação Baseadas no Diálogo é uma produção da Conta Pra Mim Filmes e do Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (Caes). Foram quatro meses de filmagens, acompanhando crianças participantes dos projetos sociais Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, Ceará; Ser Criança, de Araçuaí, Minas Gerais; Favela News, de Recife; Orquestra Maré do Amanhã, do Rio de Janeiro; e Caminhos da Leitura, de São Paulo.

Em 53 minutos, o filme é permeado por depoimentos emocionantes e manifestações artísticas das crianças, mostrando que suas vidas mudaram muito com as iniciativas sociais. São inúmeros exemplos de crianças e jovens que conseguiram ensinar suas famílias a resolver conflitos por meio do diálogo, com o sonho de levar a paz para sua comunidade. O filme tem financiamento da Fundação Bernard van Leer.