Quem participa

grupo-gestor-pim-cinza

O PIM é coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, com apoio das secretarias da Educação; da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e do Gabinete de Políticas Sociais.

A execução do PIM é de responsabilidade das prefeituras municipais. As Secretarias da Saúde, Assistência Social e Educação são prioritárias na implantação e implementação da política nos municípios.

Estrutura e competências

Mapa de Relacionamentos Pim

O PIM está assim estruturado:

  • Comitê Gestor do PIM
    Tem atribuições político-institucionais e é integrado pelos titulares das secretarias que integram a política;
  • Grupo Técnico Estadual (GTE)
    É a coordenação estadual, que planeja, capacita, monitora e avalia a execução e os resultados alcançados pelos municípios, bem como articula a rede de serviços estaduais. É integrado por profissionais com formação nas áreas afins à política e por representantes das coordenadorias regionais da Saúde (CRS) e da Educação (CRE);
  • Grupo Técnico Municipal (GTM)
    É a coordenação municipal, que planeja, monitora e avalia as ações desenvolvidas, seleciona e capacita monitores e visitadores, identifica as famílias para atendimento e articula a rede de serviços do município. É composto por profissionais com formação nas áreas afins à política e com representação nas secretarias municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras;
  • Monitores
    Orientam e planejam as ações dos Visitadores. Além disso, também capacitam, acompanham e avaliam o trabalho destes junto às respectivas famílias, e realizam a interlocução dos visitadores com o GTM e com a rede de serviços.
    A monitoria é realizada por profissional com formação nas áreas afins à política;
  • Visitadores
    Planejam e realizam o atendimento domiciliar e grupal às famílias, conforme a metodologia do Programa.
    Sua formação deve respeitar as orientações da Lei Estadual nº 12.544/06;
  • Digitadores
    Tem a responsabilidade de atualizar o Sistema de Informações Estadual do Programa, de acordo com os dados preenchidos pelos Visitadores nos formulários apropriados.

Coordenação

Francisco Antônio Zancan Paz

Coordenação Interna

Gisele Mariuse da Silva

A Sociedade Organizada e o PIM

O apoio da sociedade é fundamental para a consolidação da política junto à população. O Comitê Estadual para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância (Cedipi) representa a articulação de organizações governamentais e não-governamentais na mobilização, elaboração e execução de ações do PIM. Da mesma forma, os municípios também se organizam com seus comitês. Radialistas capacitados pela política também colaboram, levando à população informações sobre a importância dos cuidados na primeira infância.

Apoios Nacionais e Internacionais

O PIM conta com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parceiros institucionais