Oficina de prevenção no desenvolvimento infantil está com inscrições abertas

Oficina-PDI

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) / Programa Criança Feliz (PCF), em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), realizará um ciclo de Formações Continuadas com a oficina temática “Prevenção no Desenvolvimento Infantil: Sinais de Alerta”. A oficina, que ocorrerá na próxima quarta-feira (7) em São Leopoldo, está integrada ao 166º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades e é direcionada a visitadores e monitores/supervisores do PIM/PCF.

Além da oficina sobre prevenção no desenvolvimento infantil, o Fórum contará com oficinas temáticas que abordarão os temas Comitê Gestor; Políticas Públicas para Altas Habilidades; Trabalho e Empreendedorismo; Atividade Física Inclusiva e Paradesporto; e Acessibilidade Arquitetônica.

As próximas oficinas com temática “Prevenção no Desenvolvimento Infantil: Sinais de Alerta” estarão vinculadas às datas e locais dos próximos Fóruns Permanentes, conforme agenda de eventos da FADERS.

As inscrições para esta oficina são destinadas a visitadores e monitores/supervisores do PIM/PCF da macrorregião Metropolitana limitadas a 50 vagas. Caso as vagas não sejam preenchidas, serão consideradas inscrições de outras regionais, de acordo com a data de inscrição.

166º Fórum Permanente

O Fórum reúne gestores municipais, entidades representativas, profissionais e a sociedade em geral para debater e propor alternativas, a fim de implantar/implementar políticas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social deste segmento.

O Fórum se estrutura através dos seguintes momentos:

• Credenciamento, café e apresentação artística;
  • Abertura oficial;
  • Diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão;
  • Políticas públicas inclusivas: relação Estado e município;
  • Oficinas temáticas;
  • Encerramento.

Crianças com deficiência no PIM/PCF

A criança com deficiência recebe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) / Programa Criança Feliz (PCF), através do visitador domiciliar, um acompanhamento que visa a integralidade do cuidado para promoção da qualidade de vida junto à sua família.

O visitador, amparado por supervisão de equipe técnica intersetorial, com representantes das Secretarias da Saúde, Assistência e Educação Municipais, observa, acompanha e monitora as crianças e suas famílias, através de visitas semanais com planos singulares de atendimento que visam a estimulação, o fortalecimento de vínculos e protagonismo das famílias no crescimento e desenvolvimento das suas crianças.

Para além do atendimento, uma vez que as crianças estão inseridas na rede, o PIM/PCF são, em potencial, uma importante via de identificação precoce de deficiências, além de disponibilizar informações em relação à rede de serviços de saúde e assistência social, fortalecendo a rede de suporte social das famílias.

:: Serviço

Data: 07 de novembro de 2018
Município: São Leopoldo
Local: Capacitar Centro Educacional (UNIP)