PIM de Venâncio Aires comemora cinco anos de atividades

PIM foto São João Wictor

A última quarta-feira, 22, marcou o quinto aniversário do programa Primeira Infância Melhor (PIM) na Capital Nacional do Chimarrão. Fundado em 2010 no município, o PIM atende hoje 85 famílias, acompanhando as mulheres no período da gestação, passando pelo nascimento do bebê até a criança atingir os seis anos de idade. O programa está presente nos bairros Gressler, Cidade Nova, Xangri-lá, Vila Táta, Loteamento Tirelli, Macedo e Aviação, que passou a receber as visitas das atendentes no último mês de maio.

Para marcar mais um ano de existência, o PIM terá algumas atividades especiais. A partir desta terça-feira, 28, materiais produzidos por gestantes atendidas serão expostos no saguão da Prefeitura, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e General Osório. A lista de itens contempla livros de tecido, caixas para guardar materiais e documentos de gestantes e bebês, vidros utilizados para porta-algodão ou porta-cotonetes. Já na quarta-feira, 29, mães e filhos se reunirão no espaço da academia do posto de saúde do bairro Gressler, a partir das 13h. O momento será de confraternização e contação de histórias por conta da bibliotecária Rosária Garcia Costa.

Conforme a coordenadora do programa em Venâncio Aires, Andreia Oliveira, as atividades propostas visam estimular a interação entre mães e bebês, bem como reforçar seus vínculos e laços afetivos. Andreia destaca que o programa atua na área de saúde preventiva, visando o desenvolvimento pleno nas áreas física e mental das crianças, em harmonia com seus familiares. O trabalho do PIM é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais da Saúde, Educação e Habitação e Desenvolvimento Social.

Texto adaptado de Rede Sul.